Natura Ekos lança linha de cuidados pessoais que promove a preservação de novo ativo da Amazônia

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Assessoria - A nova linha de Natura Ekos da Natura apresenta um ativo da Amazônia pouco conhecido pelo consumidor: a ucuuba. Sua semente é fonte de uma manteiga leve, com alto poder hidratante e reparador. A propriedade garante alto desempenho aos produtos ao mesmo tempo em que valoriza o fruto, contribuindo para a manutenção da floresta em pé.

A espécie, presente em áreas alagadas, está ameaçada de extinção por conta do aumento da exploração madeireira nos últimos 30 anos, para confecção de estacas, cabos de vassoura e batentes de porta. O uso da semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável e evita o desmatamento. A cada ano, a renda que uma comunidade obtém com uma ucuubeira preservada é três vezes maior do que aquela obtida com a exploração madeireira. Enquanto a árvore é derrubada apenas uma vez, os frutos são colhidos por no mínimo dez anos. Essa lógica transforma a ucuuba em uma espécie valorizada.

Quando madura, a ucuuba se rompe, sua semente vermelha cai e, de tão leve, boia sobre os igapós. Os ribeirinhos colhem apenas 50% dos frutos que caem nas águas. O manejo da ucuuba é feito por comunidades agroextrativistas nas regiões do Nordeste Paraense e do Médio Juruá, no Amazonas, com as quais a Natura tem relacionamento. Elas são beneficiadas com o desenvolvimento da cadeia produtiva, capacitações técnicas e melhorias tecnológicas.

“Natura Ekos Ucuuba abre uma oportunidade para reverter o ciclo predatório de exploração da madeira, ao ressignificar o valor do ativo e seu lugar na cadeia produtiva, gerando renda a partir de um produto florestal não madeireiro, a semente”, afirma Daniel Campos, diretor de cuidados pessoais da Natura.

A principal inovação de Natura Ekos Ucuuba é o fato de proporcionar alta hidratação com textura leve e de rápida absorção, o que rompe um paradoxo da hidratação. O produto entrega uma hidratação prolongada, de até 48 horas.

O desenvolvimento da linha levou cerca de três anos para ser integrada aos hidratantes corporais que a Natura fornece. A pesquisa e a produção da nova linha Natura Ekos Ucuuba insere-se no Programa Amazônia, que tem como objetivo colocar a Natura a serviço da criação de propostas de desenvolvimento sustentável que acolham os habitantes da região e conservem a floresta em pé.

A ambição da Natura é que 30% dos insumos consumidos pela companhia sejam provenientes da Amazônia até 2020. Atualmente, esse percentual está em 13,3%. Até lá, a empresa pretende se relacionar com 10 mil famílias na Pan-Amazônia até 2020, movimentando R$ 1 bilhão em negócios na região. Atualmente a empresa tem relacionamento com 2,1 mil famílias na área.

O manejo da ucuuba também está alinhado ao compromisso da Natura expresso em sua Nova Visão de Sustentabilidade. A empresa pretende ser uma empresa que gera impacto positivo em 2050, o que vai além de apenas reduzir ou mitigar impactos.

A submarca Natura Ekos, criada em 2000, inaugurou um novo modelo de produção na indústria cosmética. Todos os produtos usam em suas fórmulas matérias-primas naturais da biodiversidade brasileira. A nova linha é o principal lançamento de Natura Ekos dos últimos cinco anos. O último ativo não perfumístico foi o açaí, lançado em 2009.

A linha Natura Ekos Ucuuba terá seis produtos, que serão lançados em duas fases, para respeitar os tempos da floresta. No dia 15 de abril, as Consultoras Natura começam a vender três itens: manteiga reparadora para o corpo, manteiga hidratante para as mãos e hidratante desodorante corporal. No segundo semestre, serão lançados um sabonete líquido hidratante para as mãos, uma versão do sabonete líquido para o corpo e um sabonete em barra cremoso.

As embalagens do hidratante corporal e da manteiga reparadora Natura Ekos Ucuuba são ecoeficientes, com 50% PET reciclado pós-consumo e 50% PET verde, que possui material de origem vegetal renovável em suas composições. Além da conhecida preocupação com o meio ambiente, a empresa também está atenta ao coração de seus consumidores. Por tanto, disponibiliza produtos especiais para que você encante quem você mais ama com presentes Natura nesse Dia dos Namorados.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Certificada do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.

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