Últimas

Projeto distribui kits de irrigação para plantios consorciados

terça-feira, 16 de julho de 2019

Aliando a necessidade de irrigação da lavoura de café clonal com o plantio consorciado de espécies nativas para recuperar áreas degradadas, conservar a qualidade do solo amazônico e gerar renda para os agricultores, 17 kits de irrigação foram entregues para agricultores de Juruena, no Noroeste de Mato Grosso. A doação foi feita pelo projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Aderjur e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Foram escolhidos 15 agricultores que cultivam acima de mil pés de café clonal e dois que cultivam cacau. A necessidade de irrigação é devido ao fato de que estas espécies têm baixa resistência à seca, no primeiro ano de plantio e que esta água também auxiliará no desenvolvimento das outras espécies nativas. Por outro lado, a lavoura se desenvolve bem mais rápido e as colheitas já podem ser realizadas a partir de 18 meses.

O técnico em agroecologia Roberto Mattei Raspini explica que a equipe do projeto Poço de Carbono Juruena se reuniu com os agricultores familiares para explicar a importância de consorciar o plantio do café e do cacau com outras espécies nativas, mas também com outras espécies de ciclo curto como melancia, pepino, abóbora e feijão, fazendo um sistema agroflorestal (Saf).

O Saf aumenta a produtividade e melhoram a renda familiar, além de conservar a biodiversidade, a fertilidade do solo e absorver mais carbono da atmosfera, se comparado com outras formas de cultivos solteiros.
“Nós vamos distribuir essas sementes que serão plantadas no meio das ruas da lavoura e que crescerão rapidamente. Essas espécies servirão tanto para alimentação da família como para venda, na complementação de renda das famílias”, explica o técnico. A expectativa é que com o uso do sistema de irrigação por gotejamento e um baixo consumo de água, haverá um aumento significativo da renda familiar com a venda do excedente da produção das plantas consorciadas.

Além da distribuição das sementes, a equipe do Poço de Carbono se comprometeu a ajudar com assistência técnica e no transporte dos produtos para comercialização na Central de Comercialização da Agricultura Familiar da Aderjur – Cecafs.

Pagamento de Serviços Ambientais
Esta não é a primeira vez que o projeto realiza a entrega de kits de irrigação. Em 2013, numa etapa anterior do projeto, foram distribuídos 15 kits de irrigação a agricultores familiares que desenvolveram os melhores sistemas agroflorestais. A distribuição dos kits foi uma forma de o projeto pagar pelos serviços ambientais gerados pelos sistemas agroflorestais implantados.

Poço de Carbono Juruena
O projeto Poço de Carbono Juruena, patrocinado pela Petrobras e desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena – Aderjur, busca oferecer alternativas sustentáveis de renda aos agricultores familiares e povos indígenas.

O projeto apoia o extrativismo da castanha-do-Brasil em vários municípios do Noroeste de Mato Grosso. Promove a educação ambiental para a gestão e conservação dos recursos naturais. Também incentiva a diversificação de cultivos na recuperação de áreas por meio de sistemas agroflorestais em pequenas propriedades de Juruena. Dessa forma, os agricultores têm diversas opções de cultivos e uma renda garantida e melhor distribuída ao longo do ano. Além do benefício econômico, os sistemas agroflorestais “imitam” o comportamento da floresta, armazenando carbono e ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também