Últimas

Poço de Carbono Juruena e Projetos patrocinados pela Petrobras plantarão 4.500 mudas de espécies ameaçadas

quarta-feira, 17 de julho de 2019


O Projeto Poço de Carbono Juruena, em conjunto com outros 14 projetos ambientais, plantarão cerca de 4.500 mudas em várias regiões do país no próximo dia 17. O Poço de Carbono Juruena é o responsável pelo plantio de 1.500 mudas nativas de 65 espécies da Amazônia como Castanheira, Ipê, Cedro, Mogno, Parica, no município de Juruena (MT). Essa iniciativa faz parte de uma ação coletiva, resultado da integração de projetos patrocinados pela Petrobras, a maioria da linha Florestas e Clima, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mítica do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-las. Por este motivo, o dia 17 de julho também é considerado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”. Por isso, nesta data muitas ações práticas são realizadas para mostrar a importância de fazer algo para proteger as florestas.
Essa ação, que envolverá crianças, jovens, universitários, comunidades tradicionais e povos indígenas, pretende reforçar a importância da proteção das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta. A ideia é aproximar as pessoas e a natureza, disseminando conhecimentos sobre as espécies ameaçadas, a necessidade de recuperação e preservação dos recursos para gerações futuras e a utilização das plantas em várias atividades humanas como a alimentação, o uso medicinal, a produção de cosméticos, entre outros.
Esta ação conta com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaseclima e #juntospelomeioambiente.
O projeto Poço de Carbono Juruena
Na cultura tradicional indígena dos povos do Noroeste de MT, a castanheira (Bertholletia excelsa) é a árvore da vida, de cujo fruto nasceram os primeiros seres humanos. Esta espécie manejada num trabalho importante de extrativismo que inclui jovens, mulheres e homens, indígenas e agricultores familiares organizados em associações e cooperativa gerando renda e valorizando a floresta em pé. Além disso, a árvore mais frondosa da floresta também é cultivada em sistemas agroflorestais.
Somando o plantio deste dia de Proteção às Florestas e o plantio de espécies nativas do último ciclo chuvoso, o projeto já plantou 215 mil mudas de espécies nativas consorciadas em sistemas agroflorestais, recuperando recuperou 91 hectares de áreas degradas.
Parte da produção destas áreas garante a segurança alimentar das famílias que participam do projeto Poço de Carbono Juruena e a produção adicional é usada para a geração de renda para estas famílias. Por ser um período de estação seca na Amazônia, o projeto executará o plantio das mudas no Dia de Proteção às Florestas em áreas de agricultores que já possuem plantios irrigados.

Conheça abaixo os projetos envolvidos nessa ação de proteção às florestas:

ESTADO
PROJETO
LINK DO PROJETO
N° DE MUDAS
BIOMA
PRINCIPAIS ESPÉCIES A SEREM PLANTADAS
SP/PR
Projeto Agroflorestar

 150
Mata Atlântica
Palmeira-juçara (principalmente), Jatobá, Guanandi, Grumixama, Gabiroba, Cedro, Guapiruvu, Canela-niúva, Ipê-amarelo, Araçá-vermelho.

AM
Projeto Amazonas sustentável
300
Amazônia
Castanheira, Cacau, Açaí, Cupuaçu, Acerola
RS
Projeto Ar, Água e Terra
500
Mata Atlântica
Araticum,
Butiá, Canela, Chal-chal, Cocão erva-mate,  Guabiroba,  Juçara, Pata-de vaca e Pau-brasil
BA
Projeto CO2 Manguezal
100
Mata Atlântica
Pau-brasil, Jatobá, Landi Carvalho, Saboneteira, Inhaíba, Ipê roxo, Canafístula, Urucum, Jenipapo, Jabuticaba, Angelim, Ingá
CE
Projeto De Olho na Água
715
Caatinga/  Ecossistema manguezal
Tabebuia Sp., Rhizophora mangle e Laguncularia racemosa
RJ
Projeto Guapiaçu Grande Vida (GGV)
300
Mata Atlântica
Garapa, Jequitibá-rosa,
Cedro-rosa, Imbirema,
Jacarandá-da-bahia,
Palmito-juçara, Braúna, Pau-brasil, Cambucá,
Bicuíba
CE
Projeto No Clima da Caatinga
60
Caatinga
Ipê, Catingueira, Angico, Carnaúba,
Tamboril, Jatobá, Sabiá
MT
Projeto Pacto das Águas
50
Amazônia
Ipê, Mogno, Cerejeira, Castanheira
MT
Projeto Poço de Carbono Juruena
1500
Amazônia
Castanheira, Ipê, Cedro, Mogno, Parica
SP
Projeto Semeando Água
50
Mata Atlântica
Palmito-juçara, Araucária, Pau-brasil, Jacarandá-da-Bahia
RO
Projeto Semeando Sustentabilidade
50
Amazônia
Cedro, Cerejeira, Maracatiara
SP
Projeto Verde Novo
50
Mata Atlântica
Canjarana, Cedro-rosa, Juçara, Canela, Jequitibá
RO
Projeto Viveiro Cidadão
150
Amazônia
Andiroba, Castanheira e Cerejeira
RJ
Projeto Uçá
500
Mata Atlântica/ Manguezal
Mangue Vermelho, Mangue Branco e Mangue Preto
ES
Projeto Uruçu Capixaba
150
Mata Atlântica
Cedro-rosa, Jacarandá-da-bahia, Palmito-juçara, Braúna, Pau-brasil
TOTAL
15 projetos

4.625 mudas
3 biomas
Mais de 60 espécies


Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também