Últimas

Estudo mostra que o excedente de Reserva Legal no Pará é formado quase que totalmente por áreas de florestas que não podem ser legalmente desmatadas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

IMAZON - O estudo publicado no Jornal Land Use Policy avaliou o excedente e déficit de Reserva Legal (RL) no estado do Pará e encontrou que o excedente total (12,6 Mha) é mais de cinco vezes maior que o déficit (2,3 Mha). Isto sugere que o excedente poderia compensar por todo o déficit e ainda restariam 10,3 Mha para compensar o déficit de outros estados dentro do mesmo bioma.

Porém, do excedente total, apenas 11% pode ser legalmente desmatado (1,3 Mha) enquanto que os 89% restantes (11,3 Mha) já são protegidos por lei, mas podem ser usados para compensar áreas de déficit. Isto significa que a comercialização destas florestas para compensar desmatamentos ilegais não traz benefícios adicionais de conservação, ao contrário do excedente que poderia ser legalmente desmatado que, se for protegido, pode evitar a conversão de florestas primárias.

Maximizar os benefícios ambientais de cumprir a legislação ambiental requer medidas que vão além do arcabouço legal, incluindo a proteção do excedente que pode ser desmatado, compensar em áreas próximas de onde ocorreu o déficit e incentivar a restauração em áreas prioritárias.

Confira o estudo completo aqui.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também