Assessoria - Há um ano é realizado em Cuiabá o Projeto Espaço Vitória: geração de renda e gerenciamento de resíduos, uma iniciativa patrocinada pelo Programa Petrobras Socioambiental. O projeto funciona na sede do Instituto Cidade Amiga, que em parceria com Instituto Centro de Vida (ICV), desenvolve ações voltadas para educação ambiental, compostagem de resíduos orgânicos, difusão de técnicas permaculturais e inclusão socioprodutiva de moradores e moradoras da comunidade.
Para avaliar a atuação do Projeto Espaço Vitória: geração de renda e gerenciamento de resíduos esteve em Cuiabá, esta semana, o gerente de Responsabilidade Social da Petrobras Thiago Ferreira, que durante dois dias pôde conhecer de perto as diversas ações desenvolvidas pelo Projeto junto aos parceiros e a comunidade local.
No primeiro dia de visita Thiago Ferreira se reuniu com representantes do Sebrae, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Procuradoria Geral do Estado , Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, entre outros representantes de entidades e setores organizados que expuseram as diversa atividades que desenvolvem em parceria com o Projeto.
Presente à reunião, o Procurador-geral do Estado de Mato Grosso, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, reconheceu o Instituto Cidade Amiga como entidade não governamental importante no trabalho desenvolvimento socioambiental da cidade de Cuiabá. Na mesma reunião, o diretor de resíduos sólidos de Cuiabá, Abel Nascimento, fez um diagnóstico sobre a questão dos resíduos no município e destacou a Cooperativa Conexão Verde Vitória - associação de produção e trabalho sediada no Espaço Vitória - como a única entidade licenciada em Cuiabá para atuar na área de compostagem de resíduos orgânicos.
O Gerente de Responsabilidade Social da Petrobras também se reuniu com os trabalhadores e trabalhadoras da Cooperativa Conexão Verde Vitória (beneficiários diretos do projeto patrocinado pela Petrobras). Durante a reunião Thiago levantou as condições de trabalho e renda dos cooperados e as perspectivas de crescimento da cooperativa para o segundo ano de atividades do Projeto.
No período vespertino o representante da Petrobras conheceu o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Espaço Vitória junto à rede de ensino de Cuiabá. Na ocasião 50 alunos da Escola Estadual Dejani Ribeiro participaram de uma aula de campo e vivência das atividades socioambientais realizadas pelo Projeto. O evento trouxe como atividades apresentação de vídeo, aula expositiva sobre a relação dos resíduos sólidos com as mudanças climáticas, prática de construção de composteira doméstica, contação de história e a participação de Thiago Ferreira que apresentou aos estudantes as diversas ações do Programa de Responsabilidade Social desenvolvido pela Petrobras.
Na pauta de visita o Gerente de Responsabilidade Social ainda esteve com representantes do setor de resíduos sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Fórum Estadual Lixo e Cidadania e cooperativas e associações de catadores que falaram sobre a contribuição que o Projeto Espaço Vitória vem dando à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Cuiabá. Na avaliação do representante da Petrobras o projeto ainda possui muitos desafios,
“vimos na visitação dos jovens e na reunião com os parceiros que além dos desafios há também uma série de oportunidades, tanto no aumento da destinação sustentável dos resíduos orgânicos, que é uma necessidade do município de avançar nesta questão, quanto na importância que é o trabalho de educação ambiental e conscientização da população em relação à necessidade de diminuir os impactos ambientais, sociais e sanitários ocasionados pelos resíduos.
O Projeto vai ao encontro destas necessidades e mesmo sendo um trabalho que ainda não abrange toda a dimensão do problema, é um primeiro passo importante que, como vimos, vem sendo reconhecido pela sociedade”, concluiu o gerente de responsabilidade social.
Responsabilidade Social da Petrobras visita projeto ambiental desenvolvido em Cuiabá
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Related Posts
- Tecnologias Sociais ganham manuais digitais
- Poço de Carbono Juruena e Projetos patrocinados pela Petrobras plantarão 4.500 mudas de espécies ameaçadas
- Fundo rotativo solidário será apresentado como oportunidade ao extrativismo na Amazônia
- Formação em Educação Ambiental capacita professores indígenas e da rede pública
- DFDA-MT faz vistoria em projetos do PAA Formação de Estoques em Juruena (MT)
- Povos indígenas e agricultores se unem para criar rede sustentável na Amazônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário