Últimas

Tecnologias Sociais ganham manuais digitais

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Assessoria - O Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil reúne 850 experiências, capazes de gerar efetiva transformação social e de resolver os  mais diversos problemas sociais nas áreas de alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.  Estas Tecnologias Sociais (TS) foram certificadas em oito edições do Prêmio Fundação Banco do Brasil e estão prontas para serem reaplicadas.

Para facilitar a implementação, oito propostas vencedoras, finalistas e certificadas foram manualizadas, com as noções e diretrizes relativas à implementação das técnicas. Elas foram sistematizadas com o intuito de orientar os seus reaplicadores, tendo por base outras experiências bem sucedidas.  A proposta consiste em disponibilizar a técnica à interessados nessas metodologias para a solução desses problemas .

 As Tecnologias Sociais aliam conhecimento popular e acadêmico, com participação da comunidade usuária no desenvolvimento e implementação, gerando resultados comprovados na resolução de seus problemas. No contexto de atuação da Fundação BB, as TS focam eminentemente a solução de problemas das comunidades menos favorecidas da população brasileira. A manualização contou com a colaboração das entidades responsáveis pela certificação de cada Tecnologia Social, explicando, em detalhes, como envolver a comunidade, implementar a técnica e promover eventuais adequações às especificidades locais.

Os manuais podem ser acessados nos links abaixo.

- Agrofloresta baseada na estrutura, dinâmica e biodiversidade floresta

- Metodologia do PIC (Projeto de Inclusão Comunitária)

- PRV como Base Tecnológica para Produção de Leite Agroecológica

- Água Limpa - Desafio para o desenvolvimento consciente e sustentável

- Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: Inovação na Educação Básica da Bahia

-  Fossa Ecológica-TEvap

- Horta Comunitária - Inclusão Social e Produtiva

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também