Jovens conhecem a cultura do povo indígena Arara em atividade em Ji-Paraná

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Meninas Arara / Foto José Medeiros/Pacto das Águas
Cerca de 250 crianças e adolescentes terão uma experiência inédita em Ji-Paraná (RO) nesta quinta-feira (23/04). Esta será a primeira vez que indígenas do povo Arara e estudantes do município se encontrarão numa interação cultural para trocarem experiências e participarem de atividades de esporte, educação ambiental e lazer em conjunto.
A proposta da ação é do projeto Pacto das Águas em parceria com o projeto Esporte Sonho Meu, ambos apoiados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Abril foi o mês escolhido devido a datas como o Dia Internacional de Conservação do Solo (15), Dia do índio (19) e Dia da Terra (22).
O encontro, que acontece no Centro de Formação Ji-Cred / CDL, terá início com a apresentação da orquestra do projeto Sonho Meu, seguido de ritual indígena. Além dessas apresentações, o professor Célio Arara, da aldeia Pay Gap fará uma palestra sobre seu povo.
Após as apresentações, serão formadas equipes com a participação de indígenas e não indígenas nos esportes coletivos e individuais. Nos esportes indígenas, a preferência será dada a participação dos alunos do projeto Sonho Meu.
Durante todo o evento, que ocorrerá em dois turnos (matutino e vespertino) três indígenas realizarão a pintura corporal dos participantes das atividades.
“O nosso objetivo é que esses encontros se repitam, pois são uma forma de estimular a formação da cidadania, que é um dos objetivos do projeto Sonho Meu”, explica Angelita Barboza, diretora executiva do projeto, que é desenvolvido pela Fundação Ji-Cred/CDL.
Já Sávio Gomes, articulador regional do projeto Pacto das Águas em Rondônia acredita que é importante que os moradores das cidades conheçam mais sobre os indígenas. “É uma riqueza cultural muito grande que precisa ser mais bem compreendida”, argumenta.

Sobre o Sonho Meu

O projeto Sonho Meu atende cerca de 250 crianças e jovens de 08 a 18 anos em regime de contra turno da educação formal. Ou seja, aqueles que estudam de manhã frequentam o projeto no período vespertino e vice-versa. No Sonho Meu são oferecidas atividades esportivas como futebol e basquete, Culturais com aulas de música, teatro, e prática orquestral, além de aulas de informática e aulas de apoio escolar com português/leitura. A diretora Angelita conta que há uma fila de espera de mais de mil interessados em participar do projeto, que busca formar cidadãos protagonistas de forma continuada. A escolha dos participantes é feita de acordo com critérios de vulnerabilidade e risco social.
Sobre o Pacto das Águas
O projeto Pacto das Águas tem como objetivo estimular e consolidar estratégias de desenvolvimento econômico pautadas na manutenção da floresta e respeito a cultura das populações. Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua na região Noroeste de Mato Grosso e Leste de Rondônia, envolvendo mais de três mil pessoas no apoio ao manejo florestal comunitário, como a seringa e a castanha.
Além de ser considerada como uma das mais bem sucedidas experiências em alternativas de geração de renda pautadas na conservação das florestas na Amazônia junto a povos indígenas e tradicionais, o Pacto das Águas ajuda a garantir a conservação de 1,8 milhão de hectares de floresta amazônica, considerando a área ocupada pelos povos participantes do projeto.



Programação da Interação Cultural para o dia 23/04:

7:30 - Chegada
8:00 - Recepção dos alunos do povo Arara
8:15 - Café da manhã
8:35 - Apresentação da Orquestra Jovem Sonho Meu
8:45 - Palavra do Celio Arara
     -    Dança Indígena
09:30 - Brincadeiras
Futebol de campo
Voleibol
Bets
Queimada
Rouba bandeiras
Cabo de guerra
Arco e flechas
Pula pula
Pinturas.
Exposição de artesanatos.
11:00 -  Encerramento Manhã
11:30 às 13:00 - Almoço
13:30 - Chegada (Alunos Sonho Meu )
13:35 - Apresentação da Orquestra Jovem Sonho Meu
14:00 - Palavra do Celio Arara
              Dança Indígena
15:00 - Brincadeiras
Futebol de campo
Voleibol
Bets
Queimada
Rouba bandeiras
Cabo de guerra
Arco e flechas
Pula pula
Pinturas,
Exposição de artesanatos.
16:45 - Café da tarde.

17:15 -  enceramento
17:30 – Retorno dos indígenas para a aldeia

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também