Programa Novo Campo inicia curso de qualificação em pecuária de corte para estudantes da Unemat

sexta-feira, 17 de abril de 2015

ICV - O Programa Novo Campo, que promove práticas sustentáveis em fazendas de pecuária na Amazônia coordenado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), deu início nesta semana a segunda etapa de um curso de qualificação em pecuária de corte com o objetivo de formar profissionais com olhar para as boas práticas agropecuárias. Desta vez, a oportunidade está sendo oferecida a um grupo de estudantes dos últimos semestres do curso de agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do campus de Alta Floresta. O curso será desenvolvido para oferecer uma visão ampla e abrangente da pecuária de corte, contemplando a gestão econômica, social e ambiental das fazendas.

 Até agosto, o curso do Núcleo de Assistência Técnica Integrada (Nati), 2015/2016 terá enfoque nas aulas teóricas sobre boas práticas agropecuárias, gestão ambiental e de pessoas, análise financeira de projetos e softwares de gestão, entre outros conteúdos, ministrados por técnicos do ICV e professores convidados. Na segunda fase, que acontece até dezembro, será realizada a parte prática através de visitas e trabalhos nas fazendas parceiras do Programa Novo Campo. Em 2016, a atenção se voltará ao mercado de trabalho com a proposta de que os estudantes atuem como estagiários em uma empresa de prestação de serviços para a promoção de boas práticas na pecuária.

 Na abertura do curso, realizada na segunda, (13), Vando Telles, coordenador da Iniciativa Pecuária Integrada do ICV, falou sobre a importância de formar profissionais com uma visão integrada da assistência técnica. “O técnico deve oferecer caminhos ao produtor, para que ele defina qual seguir”. A formação de profissionais com este olhar integrado pode refletir diretamente em uma atividade economicamente viável e socioambientalmente adequada, desenvolvendo, assim, uma cadeia de pecuária sustentável na Amazônia. Tauan Tavanti, aluno do nono semestre da Unemat, é um dos futuros profissionais que busca esta visão. “Será também uma oportunidade de ter mais prática, unindo os conhecimentos da sala de aula”.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também