Projeto Poço de Carbono Juruena - Mais de 80 alunos da rede pública de ensino de Juruena, no Noroeste de Mato Grosso, a 830 km da capital Cuiabá, estão realizando aulas de campo em hortas e viveiros de mudas com apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. As aulas fazem parte da preparação para as feiras de ciências que estão sendo realizadas no município nos meses de outubro e novembro e servem de laboratório para atividades de Educação Ambiental.
Alunos da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Fátima visitaram o viveiro do projeto onde conheceram diversas espécies de mudas, formas de plantio, preparação do solo, e puderam compreender o processo de recuperação de áreas degradadas, que começa com a preparação das mudas que serão posteriormente distribuídas aos agricultores. “Na visita os alunos tiveram experiências práticas de como produzir mudas e fazer o plantio com sementes”, comenta a professora do segundo ano, Márcia Medeiros. De acordo com a professora a orientação dos técnicos facilita o desenvolvimento dos trabalhos na escola.
Em outro projeto da escola Nossa Senhora de Fátima, os alunos estão aprendendo diversos tipos de adubação para horta. Com as experiências que estão sendo desenvolvidas nas hortas pedagógicas, eles tiveram a oportunidade de montar um sistema de compostagem com auxílio de um técnico agrícola do projeto Poço de Carbono, que apoia as atividades de Educação Ambiental.
O Poço de Carbono Juruena também possibilitou aulas práticas em hortas e plantios de agricultores. Leonilda Grassi Buss recebeu alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima em sua horta, favorecendo aos alunos uma aprendizagem prática que ajudou nos trabalhos na horta pedagógica da escola. Dona Nida, como é mais conhecida, apresentou o sistema de irrigação da horta recém-implantado, como forma de pagamento por serviços ambientais. A agricultora mostrou também diversas espécies de frutas, verduras e legumes produzidos, confirmando que a irrigação vai facilitar seu trabalho possibilitando aumentar muito sua produção e gerar mais renda. “Eu gostei porque a gente aprendeu a plantar e cultivar frutas deliciosas para comer”, declarou Gilvan, aluno de 7 anos.
Elaine Silva Raasch, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do projeto, afirma que estas atividades visam fortalecer os vínculos das crianças com a natureza, estimulando-os a plantar e incentivar as famílias a cultivar hortas e pomares. “Por esse motivo temos dado especial atenção aos alunos das escolas rurais, que podem levar os conhecimentos adquiridos para a família, e ajudar os pais a valorizar a propriedade”, destaca.
Alunos realizam aulas de campo com apoio do Projeto Poço de Carbono Juruena
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário