Últimas

Horta pedagógica do Projeto Poço de Carbono é apresentada em Seminário de Educação em Cuiabá

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

André Alves - O projeto da horta pedagógica Mandala, desenvolvido por professores e alunos da Escola Estadual Dom Aquino Correa, no município de Juruena, foi apresentado ontem (23) em Cuiabá (MT) durante o 18º Seminário Educação (SEMIEDU), na Universidade Federal de Mato Grosso. A horta, que foi implantada no início do semestre, conquistou os alunos do ensino fundamental e médio, além de servir como um instrumento a mais para os professores trabalharem conteúdos de formação em sala de aula.

Com o apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, a horta pedagógica serviu também para que conteúdos extracurriculares também fossem abordados, como o controle biológico, uso de fertilizantes, compostagem e uso de plantas medicinais. Esse esforço já havia sido reconhecido durante o VI Encontro da Rede Mato-grosssense de Educação Ambiental (REMTEA), realizado em outubro também na UFMT.

A educadora Kelly Cristina Polete, uma das responsáveis no projeto da horta na Escola Dom Aquino, explicou que a exposição do trabalho da horta nesse tipo de evento é importante para ajudar a divulgar a idéia, que é bastante simples de ser replicada. “As pessoas vêem, perguntam, querem saber como uma horta pode ser uma ferramenta importante no que se refere à Educação Ambiental”, conta. “Essa descoberta da horta como ferramenta pedagógica tem instigado os visitantes pelos múltiplos usos que ela oferece”, complementa.

De acordo com Kelly, o reconhecimento do projeto ultrapassa o nível acadêmico, pois ela percebe que os alunos do ensino fundamental e médio da escola divulgam as experiências no blog da escola (http://escoladomaquinocorrea.blogspot.com/) bem como postam fotos e comentários no Orkut e outras ferramentas da web. “A partir do momento que a horta caiu na internet, os alunos acessam, comentam com os amigos e se sentem engrandecidos por estarem participando de um projeto como esse”, finaliza.

Além da Escola Estadual Dom Aquino Correa, o projeto Poço de Carbono Juruena apóia hortas de outras três escolas do município além de desenvolver outras ações de Educação Ambiental, colaborando na realização de feiras de ciências e divulgando de spots temáticos de rádio , entre outras ações. O objetivo central do Poço de Carbono Juruena é demonstrar a viabilidade econômica de sequestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que fixam o carbono e geram renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. O projeto é desenvolvido com mais de 190 agricultores, envolvendo uma área de 660 hectares com Sistemas Agroflorestais - SAFs e 7.000 hectares de área onde o desmatamento será evitado.

Um comentário

  1. Parabens aos profissionais envolvidos no Projeto Horta Pedagógica!!! Os professores da área de Ciências Naturais da Escola estão de parabens pelos frutos que vem colhendo, tanto na aprendizagem dos alunos, quanto no reconhecimento alcançado junto aos eventos sobre Educação e Educação Ambiental!!!
    Obrigado ao Projeto Poço de Carbono, por acreditar na idéia da horta pedagógica, apresentada pela escola no início do ano, esperamkos que este projeto continue, apresentando os bons resultados de até então, e que seja implantado em outras escolas!!!
    Edilso Bratkoski
    Diretor Escolar

    ResponderExcluir

Veja também