Últimas

Governo viabiliza parceria inédita de projeto REDD+

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

SEMA - MT - O governador Pedro Taques esteve reunido na manhã desta quarta-feira (16.11) com representantes da Permian Global e a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para tratar de uma parceria que permitirá a implantação de um projeto de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) em quatro unidades de conservação estaduais, por meio de uma parceria público-privada.

Conforme o secretário executivo da Sema, André Baby, a Permian Global, que é uma empresa inglesa de destaque internacional nesta área, está fazendo, junto com a Sema, estudos de viabilidade técnica e econômica para avaliar a proposta que serão remetidos à Procuradoria Geral do Estado (PGE). O edital de convocação das empresas para a PPP deve ser lançado no início de 2017. “Esta é uma oportunidade inédita no país de colocar em prática um projeto de REDD+ em unidade de conservação”.

Ele explica ainda que o enfoque principal da parceria é a sustentabilidade, já que a proposta é desenvolver ações que visam estruturar as unidades, preferencialmente na região noroeste do Estado, entre elas, estão os parque estaduais Rio Madeirinha (13,6 mil hectares – ha), Tucumã (80,9 mil ha), Estação Ecológica do Rio Roosevelt (93,1 mil ha) e Reserva Extrativista Guariba Roosevelt (138 mil ha), que estão localizadas nos municípios de Colniza e Aripuanã.

“Podemos adiantar que esse é um modelo de negócio em construção pela Sema já há alguns meses. Nesses estudos, vamos tratar das pessoas que estão dentro da unidade, no seu entorno. Ou seja, além da proteção da floresta, há uma preocupação com a inclusão social e com a qualidade de vida das pessoas que estão em volta”, reforça o secretário executivo.





Veja também