Últimas

Quatro municípios ganham o Prêmio Cidade Pró-Catador na gestão de resíduos sólidos

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Assessoria FBB - Cachoeira de Minas (MG), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Campo Largo (PR) e Canoas (RS) vão receber da Fundação Banco do Brasil até R$120 mil cada
Os quatro municípios vencedores do 3º Prêmio Cidade Pró-Catador são Cachoeira de Minas (MG), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Campo Largo (PR) e Canoas (RS). Os municípios foram escolhidos, respectivamente, conforme o número de habitantes no município: Categoria A – até 20 mil habitantes; Categoria B – entre 20.001 e 100 mil; Categoria C – entre 100.001 e 300 mil; e Categoria D – acima de 300 mil habitantes.
Cada iniciativa vai receber o investimento social de até RS 120 mil que será repassado pela Fundação Banco do Brasil mediante apresentação de projeto da prefeitura, da cooperativa ou da associação de catadores. A entrega dos troféus ocorreu na segunda (30), em São Paulo, durante a 6ª Expo Catadores.
O objetivo do Prêmio Cidade Pró-Catador é reconhecer boas práticas de prefeituras ou consórcios municipais para a inclusão social de catadores de materiais recicláveis na gestão dos resíduos sólidos.  A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e da Secretaria de Governo, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Os critérios usados para a seleção foram inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, reaplicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias, além de tempo de execução mínimo de um ano.
Sobre o Prêmio
A primeira edição do foi lançada em setembro de 2013. Houve a inscrição de 63 municípios, dos quais 10 foram selecionados na primeira etapa. As vencedoras foram Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE) e Ourinhos (SP).
A segunda edição, em 2014, premiou municípios ou consórcios intermunicipais com projetos conjuntos com entidades de catadores. Foram mais de 80 inscrições em quatro categorias e quatro iniciativas vencedoras – Londrina (PR), Santa Cruz do Sul (RS), Manhumirim (MG) e Brazópolis (MG).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também