Últimas

“Os olhos do mundo estão em Paris”

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

UNEP  - Países dos quatro cantos do mundo se reúnem nesta segunda-feira, 30, em Paris, para alcançar um novo e universal acordo sobre mudança do clima, no conhecimento de que já tinham entregado um conjunto quase universal das respostas nacionais para enfrentar a longo prazo o desafio climático, antes mesmo da conferência começar.

Mais de 150 líderes de estado e governo chegaram ao local da conferência para apresentar apoio público; o maior grupo de líderes que já participou de um evento da ONU em um único dia.

Falando na abertura da Cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela internet no mundo todo, a Secretária Executiva da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), Christiana Figueres, disse que os olhos de milhões de pessoas em todo o mundo estão no encontro dos governos em Paris, não figurativamente, mas literalmente. “Você tem a oportunidade, na verdade a responsabilidade, de finalizar um acordo que possibilite a conquista das metas nacionais sobre a mudança do clima, que forneça o apoio necessário para o mundo em desenvolvimento e que acelere a crescente ambição e as ações por parte de todos.”

Figueres disse que o ano passado foi um momento decisivo e que após tantos anos de trabalho duro, o mundo finalmente viu que a direção rumo a um futuro de baixo carbono era irreversível.

“Esse momento de inflexão foi realmente notável, mas o trabalho ainda não terminou. Depende de cada um de vocês atrair esse progresso e traçar um caminho certeiro para frente, com um destino claro, marcos estabelecidos e um cronograma previsível que responda às exigências da ciência e a urgência do desafio."

Nas vésperas da conferência COP 21, 184 países cobrindo em torno de 95% das emissões globais de gases de efeito estufa, apresentaram os planos nacionais de ação climática para a UNFCCC. Esses compromissos constituem uma boa base, mas não são suficientes para manter o mundo abaixo do aumento máximo de temperatura internacionalmente acordado de 2ºC.

O Presidente da COP 21 e Ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, pediu aos governos que aumentassem os esforços: “Os riscos são muito altos, e a ameaça da mudança climática é muito grande para que nos contentemos com um acordo minimalista. Os líderes dos estados e governos que vieram à Paris vieram para expressar uma voz de ambição.”

Antes da reunião de Paris, milhares de empresas, investidores, prefeitos e governos regionais anunciaram o comprometimento com a transformação econômica e social para baixo carbono, além de crescimento e desenvolvimento econômico.

O Ministro Fabius disse que a conferência vai servir para destacar a importância dos atores não estatais no âmbito da convenção quadro da Agenda de Ação Lima-Paris (LPAA).

Os governos da França e do Peru, juntamente com a ONU, organizaram uma série de eventos de alto nível para acontecerem durante a Conferência do Clima, com o objetivo de demonstrar que a transição para o baixo carbono está caminhando. Ao longo dos oito dias da LPAA, serão anunciados novos compromissos inspiradores em áreas de ação, que vão desde florestas e agricultura à energia limpa e ao financiamento privado para a ação climática.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também