Últimas

Cuiabá e Várzea Grande sediam curso de agricultura orgânica

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Assessoria - Um momento intenso de aprendizagem, troca de saberes e contato com os fundamentos e manejos da agroecologia marcou, neste final de semana (5 e 6 de setembro), o curso “Agricultura Orgânica da Teoria a Prática” promovido pelo Espaço Vitória. O evento aconteceu na sede da ONG Operação Amazônia Nativa (Cuiabá) e na Horta Terra Estrela (Várzea Grande) e contou com um público de 18 participantes formado por estudantes, horticultores da região e de moradores de Cuiabá interessados na prática da agricultura urbana. 

As aulas tiveram como facilitador o engenheiro agrônomo Egon Nord, mestre em agricultura familiar com extensa formação e prática em agricultora orgânica e agricultura biodinâmica. Egon também é proprietário da Horta Terra Estrela, onde produz hortaliças orgânicas certificadas para uma rede de supermercados da região.  Durante o curso os alunos puderam vivenciar na prática as técnicas empregadas pelo agrônomo no seu trabalho de produção.

O curso foi uma realização do Instituto Cidade Amiga e faz parte do calendário de atividades desenvolvidas pelo Projeto Espaço Vitória, iniciativa socioambiental patrocinada pela Petrobras, que promove oficinas, vivências e cursos voltados para gestão sustentável dos resíduos orgânicos, educação ambiental, permacultura e agroecologia. Só este ano as atividades educativas do Espaço Vitória contaram com a participação de mais de 400 pessoas, a maioria estudantes da rede pública ensino e de cursos universitários ligados à área de meio ambiente.

Para Katiana Pereira o curso “Agricultura Orgânica da Teoria a Prática” foi uma oportunidade de trocar experiências e conhecer, “Um modo ambientalmente sustentável de produção que emita os processos da natureza. Percebi também que está crescendo o número de pessoas que busca aprender um modo de produção agrícola livre de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes químicos e o curso mostrou que é possível e economicamente viável produzir alimentos com mais valor nutricional e respeito pela saúde de consumidor”, finalizou Katiana.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também