Últimas

Cooperativas de agricultura familiar ampliam negócios em feira da Alemanha

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

FBB - Dois empreendimentos que contam com investimento social da Fundação Banco do Brasil – a Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua (Coocaram), de Rondônia, e a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), do Piauí - estiveram na Alemanha para expor na feira anual de produtos orgânicos BioFach, entre 12 e 15 de fevereiro.  Os representantes das duas entidades voltaram animados com as perspectivas de ampliar a exportação para o mercado europeu.

O Gerente de comercialização da Coocaram, Leandro Dias Martins, disse que a exposição permitiu o contato com interessados em comprar direto dos produtores, sem intermediários.” “Recebemos muitos contatos e muitos compradores que compram de exportadores brasileiros e querem comprar direto das cooperativas”, afirma Martins.

Com isso, a organização espera mais do que dobrar a produção de guaraná orgânico em 2014, passando de 8 toneladas, em 2013, para 20, em 2014.  Para atingir a expectativa, será necessário conseguir a certificação internacional do produto, o que deve acontecer neste ano, segundo o gerente. Quanto ao café orgânico em grão, a estimativa é exportar toda a produção da Coocaram neste ano: 100 toneladas.

A participação na feira também trouxe boas perspectivas para ampliar os negócios da cooperativa com a castanha do Brasil. “A meta é implantar uma fábrica para descascar a castanha, em 2015”, informou Martins. Com o beneficiamento da castanha o produto final ganhará valor, o que permitirá aumentar a renda dos cooperados.

A Coocaram reúne 250 cooperados de municípios vizinhos a Ji-paraná (RO) e produz cerca de 1,1 toneladas de café, castanha e guaraná, orgânicos e não orgânicos.

Mel tipo exportação

A participação da Casa Apis na BioFach buscou abrir novos negócios para exportar o mel como produto acabado, em bisnaga e em potes, não apenas como matéria-prima, como ocorre hoje. A central de cooperativas conta com a produção de mel de 970 famílias apicultoras do estado do Piauí e tem sede na cidade de Picos, a 300 km de Teresina.

O gerente comercial da Casa Apis, Wellington Dantas,  observou que a Europa oferece boas perspectivas de negócios. “O consumo de mel  na Europa é maior do que imaginávamos e os mercados consumidores presam por produtos de qualidade.” Atender às expectativas dos europeus não é difícil para os apicultores cooperados da entidade. “A ausência de agricultura mecanizada no pasto é vantagem, porque preserva a mata e produz mel de qualidade”, explica o gerente.

Em 2013, eles exportaram o mel a granel para os Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Dantas acredita que, neste ano, será possível exportar também o produto em pote e em bisnaga, já que distribuidores demonstraram interesse em fazer negócio diretamente com a cooperativa.

A exposição de 13 empreendimentos de agricultura familiar brasileira nesta edição da BioFach teve o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também