Últimas

Juruena realiza II Seminário Educação Ambiental para Sustentabilidade e Florestania

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Começa nesta sexta-feira (29) o II Seminário de Educação Ambiental de Juruena. O objetivo é debater com professores, alunos, técnicos, gestores públicos e agricultores ações que incentivem a conscientização ambiental, além de apresentar a sociedade os trabalhos desenvolvidos nos 38 meses do Programa de Educação Ambiental do Projeto Poço de Carbono Juruena. A expectativa é que cerca de 200 pessoas, entre professores, pais, alunos e agricultores participem do evento.

De acordo com Elaine Raschi, coordenadora pedagógica do projeto Poço de Carbono Juruena, o evento consolida e ajuda a multiplicar as ações de Educação Ambiental do projeto, que é desenvolvido no município  da região Noroeste de Mato Grosso, desde 2010. “Os professores se aprofundaram nos temas pesquisados e tem despertado nos alunos de todas as idades a importância pelo comprometimento com o meio ambiente”, destaca.

O Projeto Poço de Carbono Juruena, que promove o seminário, é executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR), com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Escola Dom Aquino Correa também apoiam a iniciativa.

No primeiro dia do seminário será realizada uma palestra com o tema Educação Ambiental como Semente de Transformação, ministrada por Aitana Salgado Carmona, especialista em Educação Ambiental, e uma oficina com o tema: Importância e desafios da implantação dos Sistemas Agroflorestais, sua contribuição para a conservação da biodiversidade e da vida no planeta, facilitada pela Engenheira Florestal Flora Camargo. Serão apresentados neste dia treze trabalhos realizados por professores das escolas municipais da zona urbana, especialmente da educação infantil, que foram selecionados por meio de edital. Dentre as temáticas desenvolvidas nos trabalhos, destaca-se a reutilização de pneus, a importância dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), a reciclagem de materiais e as hortas pedagógicas.

No segundo e último dia, 30, Aitana e Flora ministram oficina sobre a Importância dos Sistemas agroflorestais, para o desenvolvimento econômico e equilíbrio do clima. A engenheira florestal, em seguida, profere palestra com o tema: Sustentabilidade se aprende na escola: contribuições da educação ambiental para um mundo mais ecológico e sustentável, além de apresentações de vinte e seis trabalhos de Educação Ambiental desenvolvidos por professores nas escolas municipais rurais e urbanas.

A presidente da Aderjur, Márcia Kraemer, irá apresentar a contribuição dos trabalhos realizados pelo Projeto Poço de Carbono para a vida do agricultor familiar. O seminário vai contar com um espaço aberto para perguntas, comentários e debates, a fim de esclarecer possíveis dúvidas e estimular ações ambientalmente sustentáveis.

Seminário Educação Ambiental para Sustentabilidade e Florestania.
Juruena MT, 29 e 30 de Novembro de 2013
29/11/2013 (sexta-feira)
08: 00 
Composição da Mesa de abertura (palestrantes, Projeto Poço de Carbono Juruena, Prefeitura Municipal, Aderjur)
09:00
Mensagem de abertura / vídeo sustentabilidade
09: 15

 Palestra1: Educação Ambiental como semente de transformação.
10: 00
Lanche
10:20
Apresentações culturais
10:35
Apresentações Orais
11:40
Almoço
13:30
Apresentação cultural, coreografia
14:00
Oficina Importância e desafios da implantação dos SAFS, sua contribuição para a conservação da biodiversidade e da vida no planeta.
15:30
Lanche 
15:50
Fala de aluno sobre aprendizagem com Educação Ambiental
16:00
Agroecologia na Escola
16:25
Sessão de pôster I (13 projetos)
17:00
Apresentação PAA Conab e economia solidária.
17:30
Encerramento

30/11/2013 (sábado)
07:30
Credenciamento
08:00
Abertura – Musica: Coral Princípios
08:15
Importância educação ambiental/ parceria com Educação, trabalhos PCJ.
08:45
Fala de um aluno sobre aprendizagens de educação ambiental.
08:50
Oficina A importância dosSistemas agroflorestaispara o desenvolvimento econômico e equilíbrio do clima
10:30
Lanche
10:50
Contribuição do Projeto para a vida do agricultor familiar, irrigação.
11:00
Palestra Sustentabilidade se aprende na escola. Contribuição da educação ambiental para um mundo mais ecológico e sustentável.
12:00
Almoço
14:00
Apresentação cultural 
14:15
Apresentações Orais
15:00
Lanche
15:20
Sessão de pôster II – 30 Projetos
16:20
Apresentações Orais
16:50
Espaço aberto para perguntas, comentários, debates.
17:30
Encerramento

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também