![]() |
Foto: Debora Amorim/FBB |
FBB e Redação- A Tecnologia Mulheres da Amazônia - Conservação da Biodiversidade e Geração de Renda - une, de forma sustentável, estratégias de proteção da biodiversidade e geração de trabalho e Renda. Finalista na categoria “Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais” e desenvolvida pela Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA), a Tecnologia tem como missão a exploração das riquezas que a floresta amazônica oferece e a melhoria da renda das famílias, por meio de capacitações, conservação da biodiversidade e comercialização de produtos florestais e da agricultura familiar.
Antes, os moradores do Assentamento Vale do Amanhecer, no município de Juruena, no Mato Grosso, contavam apenas com a criação de gado de corte e leiteiro para obter renda, o que era insuficiente para sobrevivência das famílias. Com investimentos e apoio do PNUD/SEMA-MT e MDA/INCRA, os agricultores foram motivados a mapear as castanheiras existentes na região e receberam capacitação para a coleta do fruto. A partir daí, com o aproveitamento do potencial para o extrativismo, a atividade se desenvolveu e logo deu origem a Fábrica de Beneficiamento de Castanhas e a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer – COOPAVAM, responsável pelo gerenciamento da unidade.
Com essas conquistas, outras melhorias vieram: a diversificação da produção; o aumento na renda total das famílias, a valorização da propriedade e garantia de que a Reservas Legais estariam bem mais protegidas. A inclusão de mulheres na força produtiva da Fábrica deu origem a Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia – AMCA. Elas trouxeram outras capacidades e, com isso, mais produtos puderam ser fabricados: biscoitos de castanha, coco, amendoim, aveia e outros sabores. A AMCA tem hoje 87 sócias agricultoras. Este grupo iniciou a fabricação de biscoitos de forma artesanal, nas instalações da Cooperativa e comercializa sua produção por meio do PAA-CONAB para toda região noroeste de Mato Grosso.
Com apenas três anos de trabalho, a Coopavam gera hoje 35 empregos diretos, sendo a maioria de mulheres quebradeiras de castanha e, envolve, ainda, cerca de 1500 famílias de agricultores, índios e extrativistas da Reserva Guariba, que comercializam sua produção por meio da Cooperativa. Sendo a única experiência comunitária com certificação orgânica internacional ECOCERT em uma região de 100.000 Km², a iniciativa tornou-se exemplo para vários grupos que atuam com mulheres. Atualmente, um importante parceiro da Coopavam e da AMCA é o projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena – ADERJUR, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Prêmio
Criado em 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 é a 6º edição da premiação e conta com o patrocínio da Petrobras e com o apoio institucional da Unesco, do Ministério da Ciência e Tecnologia e da KPMG Auditores Independentes. Realizada a cada dois anos, a premiação certifica tecnologias sociais selecionadas segundo critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e interação com a comunidade. Das 264 experiências certificadas, foram escolhidas 27 finalistas, de acordo com critérios de mérito, efetividade e resultado alcançado. Esse ano, o prêmio teve 1116 inscritos. As categorias do Prêmio são: Região Sudeste, Região Norte, Região Nordeste, Região Sul, Região Centro-Oeste, Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil, Gestão de Recursos Hídricos, Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza e Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais. Cerca de R$ 700 mil serão oferecidos aos vencedores, além de um vídeo institucional e folders para que as iniciativas possam divulgar seus trabalhos.
Tecnologia Social
Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representam efetivas soluções de transformação social. As Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil integram o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), base de dados on-line disponível no endereço www.fbb.org.br/tecnologiasocial, contendo informações sobre as tecnologias e instituições que as desenvolveram. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação BB para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de Tecnologias Sociais.
Contato
Instituição: Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia
Responsável pela Tecnologia: Lucinéia Machado da Silva
Informações: (66) 3553-1690 - amcajuruena@hotmail.com
Cidade/Estado: Juruena/MT
Nenhum comentário
Postar um comentário