Conatus 2011 trará subsídios para a prática do turismo em MT
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 11 de outubro de 2011
CONATUS - Turismo em unidades de conservação, concessões privadas em parques públicos, leis e normas do turismo de aventura, a história e atual situação das unidades de conservação, o turismo rural como empreendedorismo entre outros assuntos serão apresentados e discutidos durante o II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade – Conatus, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, MT.
Considerando a riqueza de informações que serão produzidas durante o Conatus 2011, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur e de Meio Ambiente – Sema, do Mato Grosso, defenderam que o Congresso fosse realizado em Cuiabá, capital de Mato Grosso, por diversos motivos, sendo o principal deles a potencialidade turística do Estado.
Municípios como Jaciara, Jucimeira, Nobres, Chapada dos Guimarães entre outros se destacam por já explorarem o ecoturismo e o turismo de aventura. Outra particularidade que torna Mato Grosso interessante para o turismo é a sua localização, pois está no coração do Brasil e é o único Estado brasileiro que permite visitar três biomas em uma mesma viagem.
Mato Grosso também possui 42 unidades de conservação estaduais, várias reservas do Patrimônio Natural – RPPN e Parques Nacionais. Além disso, Cuiabá é uma das 12 sedes da Copa 2014.
Para Gláucia Seixas, superintendente da Fundação Neotrópica, organizadora do Conatus 2011, este é um momento oportuno para o Estado. O Conatus irá reunir especialistas e profissionais renomados internacionalmente para refletir e discutir sobre temas delicados como turismo e sustentabilidade. “É importante planejar em longo prazo e utilizar indicadores de desempenho que avaliem aspectos econômicos, ambientais e sociais. Além disso, é preciso investir em práticas e tecnologias que permitam minimizar e monitorar os impactos negativos do turismo sobre o ambiente e as comunidades locais. Esperamos que o Conatus 2011 traga muitos insumos para as Secretarias desenvolverem novas políticas públicas que irão beneficiar a população e o meio ambiente”, finaliza Gláucia Seixas.
Os participantes do Conatus 2011 passarão cinco dias aprendendo e trocando experiências sobre as diversas vertentes do turismo. Confira a programação completa no www.conatus.org.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário