Últimas

Mato Grosso debate economia solidária e comércio justo

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Faces do Brasil - O Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário do Estado do Mato Grosso, promovido pelo Instituto Marista de Solidariedade em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e Faces do Brasil, está ocorrendo em paralelo com o VI Encontro Matogrossense de Economia Solidária, realizado pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade do Mundo do Trabalho (NECOMT) e pelo Núcleo de Políticas para Economia Solidária (NUPES) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Ambos acontecem nos dias 28, 29 e 30 de junho na cidade de Tangará da Serra.

O evento recebe lideranças, trabalhadores e trabalhadoras organizados em regime de autogestão, pesquisadores, acadêmicos, entidades apoiadoras e gestores públicos. O objetivo do encontro é promover o debate entre os sujeitos da economia solidária acerca da organização em rede de Empreendimentos Econômicos Solidários-EES, visando a produção e a socialização de tecnologias sociais produzidas e empregadas e propor formas de melhorar e replicar essas metodologias, a fim de eliminar gargalos de gestão e garantir o sucesso desses empreendimentos.

A quinta edição do EMESOL e o Seminário do Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário estão marcados pelo diálogo, pela transdisciplinaridade e pelo desafio de promover a aproximação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O estágio atual da economia solidária é compreendido pelos trabalhadores e pesquisadores como um momento de aprimorar ferramentas e tecnologias sociais para superar os gargalos dessa forma de organização socialmente includente, ecologicamente correta, economicamente viável e eticamente pertinente.

Como resultado espera-se que a iniciativa continue a ser esse espaço de reflexão e diálogo e contribua para ampliar a rede de produção e conhecimento em tecnologia social e economia solidária no estado de Mato Grosso. Anseia-se ainda que o evento estimule essa rede a continuar replicando esses conhecimentos numa escala que permita a consolidação e a sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários.

2 comentários

  1. André,

    Parabéns pelo seu excelente blog. Não conhecia. Encontrei-o por causa do twitter, mas passarei a te seguir e divulgar, se me permitir.

    Tenho dois blogs, que te convido para conhecer: um primeiro, Blog do Microcrédito (http://www.microcredito.blog.br), uma vez que trabalhei neste segmento de atuação social por cerca de 10 anos; e o segundo, mais generalista, Unipress (http://www.unipress.blog.br).

    Não tem a qualidade do seu, visto serem muitos meus limites, mas nascem e compartilham do mesmo sonho: um mundo justo, solidário e em que viver seja um exercício alegre de interação com o próximo e com o meio ambiente.

    Gostaria de sua visita e mais que isso, que escrevesse uma apresentação de seu blog, para postar no Unipress.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Edmar, grato pelo elogio. Eu criei este blog no ano passado mas hoje eu estou estreando este novo layout. Acessei os seus blogs, também são interessantes. Como é essa apresentação do meu blog que você me pede?

    abraço,

    ResponderExcluir

Veja também