Últimas

Sistema agroflorestal é tema de video

quarta-feira, 3 de novembro de 2010


Foto: Laércio Miranda/Poço de Carbono Juruena
 André Alves - Está disponível no Youtube pelo link http://www.youtube.com/watch?v=YzxGoLEofnM uma vídeo-reportagem sobre o uso de sistemas agroflorestais e seus benefícios sociais, ambientais e econômicos. Os SAFs são a alternativa encontrada pelo projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental.
De acordo com Paulo Nunes, os SAFs além de recuperar áreas degradadas na reserva legal das propriedades e gerar renda por hectare superior ao modelo agropecuário na região noroeste, que consiste basicamente em pecuária de corte extensiva, também presta diversos serviços ambientais como a conservação da biodiversidade, a renovação ou formação de corredores ecológicos, seqüestro de carbono, conservação do solo e dos recursos hídricos.
O objetivo central do projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido na região Noroeste de Mato Grosso, é demonstrar a viabilidade econômica de sequestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que fixa o carbono e gera renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. O projeto é desenvolvido com mais de 190 agricultores, envolvendo uma área de 660 hectares com Sistemas Agroflorestais - SAFs e 7.000 hectares de área onde o desmatamento será evitado.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também