Últimas

Mudanças climáticas e gestão dos recursos hídricos são debatidos em Seminário Internacional

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Assessoria - Piracicaba sediou na última terça-feira, 7, o Seminário Internacional sobre Crise Hídrica e Mudanças Climáticas, com participação de técnicos e profissionais da área ambiental do Brasil, Peru, Alemanha e França. O encontro foi uma iniciativa da Fundação Agência das Bacias PCJ, em parceria com o Office Internacional de L’Eau e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, desenvolvido no âmbito da Ação Eco Cuencas, a qual é financiada pela Comissão Europeia.
Após a solenidade de abertura, que contou com as presenças do presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, do diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera, do diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) da bacia do Médio Tietê, Luiz Roberto Moretti, da representante da União Europeia, Cristina Carvalho, e do representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Adelmo Correia, os mais de 100 inscritos para o Seminário assistiram à palestra do professor e especialista em climatologia Tercio Ambrizzi, sobre “Adaptação às mudanças climáticas e gestão hídrica: o desafio da governança dos recursos hídricos em um cenário de incertezas e eventos extremos”.

Logo após o almoço, o documento “Mudança climática e crise hídrica: os desafios da governança das águas” foi exibido pelos professores Elcires Pimenta Freire e Giansante, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e utilizado como base no debate final do encontro. Houve ainda o painel “Governança e mecanismos financeiros para gestão de recursos hídricos”, com apresentações de Aziza Akhmouch, representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de Alain Bernard, chefe do Polo de Gestão Integrada de Recursos Hídricos do Office Internacional de L’Eau e diretor da Ação Ecocuencas.

“As mudanças climáticas tornam-se cada vez mais assuntos importantes para serem debatidos e, principalmente, para serem utilizados para o planejamento futuro. O momento em que estamos vivendo é sinal disso. Depois de um drástico período de estiagem nos anos de 2014 e 2015, vemos vários rios transbordando em pleno mês de junho. E a Ação Eco Cuencas nos permite debater sobre esse e outros temas, propiciando o contato com outras realidades, como a da França, por exemplo”, explica Razera, que assinou a parceria da Ação com o Office Internacional de L’Eau em junho do ano passado.

Vale ressaltar que a Ação Ecocuencas é financiada pela Comissão Europeia, tendo sido aprovada em dezembro de 2014.

O documento apresentado e discutido no Seminário está disponível no site da Agência PCJ  (https://drive.google.com/file/d/0BzJ2pQgT5wgWaTJ2QTBsNDZpYVU/view?pref=2&pli=1 ) e está aberto a sugestões. Depois do processo finalizado, os técnicos do Eco Cuencas elaborarão um plano de ações para a sequência dos trabalhos.

AÇÃO ECOCUENCAS
A Ação Eco Cuencas é uma iniciativa internacional de três anos iniciado em dezembro de 2014. Reúne nove parceiros latino-americanos e europeus em torno de uma ideia comum: A bacia hidrográfica é um espaço estratégico para lutar contra os efeitos das alterações climáticas. O orçamento do projeto é de 2,5 milhões de euros, financiados em 75% pela Comissão Europeia como parte de seu programa WATERCLIMA-LAC e um autofinanciamento de 25% proveniente das contribuições dos parceiros envolvidos no projeto.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também