Últimas

Central do Cerrado inaugura box no Mercado de Pinheiros, na capital paulista

quarta-feira, 30 de março de 2016

Assessoria - Na próxima sexta-feira, 1º, a Fundação BB participa da inauguração do box da Central do Cerrado no Mercado Municipal de Pinheiros, localizado na região Oeste de São Paulo (SP). O box vai expor e comercializar produtos do Cerrado e da Caatinga cultivados e beneficiados por agricultores familiares como forma de encurtar o caminho entre produtores e consumidores.

O estande da Central do Cerrado conta com investimentos de R$ 180 mil da Fundação Banco do Brasil, além de recursos do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais, do Instituto Sociedade, População e Natureza.

 No mercado serão comercializados derivados de frutos regionais como castanhas de pequi e licuri, farinha de baru e jatobá, óleo vegetal de babaçu, conservas (pequi, cajuzinho do cerrado), mel e derivados, condimentos, licores, geleias, polpas de frutos nativos (mangaba, cagaita, murici, araticum, coquinho azedo) e artesanatos com fibras vegetais (capim dourado, palhas, cerâmicas).

O secretário executivo da Central do Cerrado, Luis Carrazza, afirma que o espaço vai contribuir para promover os produtos de Cerrado e da Caatinga, seus atributos e possibilidades de usos. “Esse box é uma oportunidade ímpar para as comunidades extrativistas do cerrado e para os consumidores de uma maneira geral. Ele viabiliza o acesso aos produtos tradicionais que não estão disponíveis em todo grande centro e que são de uso regional e local. É uma maneira de apresentar o Brasil para os brasileiros”, disse.

O presidente da Fundação BB, José Caetano Minchillo, vê a inauguração do espaço como uma excelente oportunidade de fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários do cerrado. “Essa é uma possibilidade de demonstrar que os produtos oriundos de cooperativas de pequenos produtores têm qualidade e conseguem atender ao padrão de excelência inclusive nos mercados mais exigentes do país”, afirma.

Biomas brasileiros

A área dos biomas dentro do Mercado Municipal de Pinheiros é fruto da parceria estabelecida entre o Instituto ATÁ e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O mercado apresenta quatro ambientes dedicados aos biomas brasileiros, além de um quinto que é destinado ao Mocotó Café, onde são preparados pratos com os produtos dos demais boxes. Os espaços tem a curadoria do Instituto Atá, do Instituto Socioambiental, do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e da Cooperativa Central do Cerrado. O box da Central do Cerrado conta ainda com a parceria de diversas organizações da sociedade civil, do Ministério do Meio Ambiente e de órgãos do governo federal.

Mais informações sobre a Central do Cerrado estão disponíveis em: http://www.centraldocerrado.org.br/

Central do Cerrado

É uma cooperativa estabelecida com o objetivo de redistribuir o material produzido pelas organizações comunitárias integradas em uma rede de 35 entidades. Os produtos comercializados são coletados e processados por agricultores familiares e comunidades tradicionais do Cerrado.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também