Últimas

Fundação BB doa 1,6 tonelada de equipamentos de informática para reciclagem

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

FBB - A Fundação Banco do Brasil doou, no final de 2015, cerca de 1,6 tonelada de equipamentos de informática para a ONG Programando o Futuro, em Valparaíso de Goiás (GO). No local, a ONG mantém uma Estação de Metarreciclagem onde faz o recondicionamento dos aparelhos que podem ser reutilizados e recicla os componentes dos que serão descartados.

As etapas de separação e de recondicionamento são feitas por alunos estagiários da Estação de Metarreciclagem, que oferece oficinas de informática para adolescentes e jovens. De acordo com o coordenador da Estação de Metarreciclagem, Wesley Dias, dos mais de cem computadores doados, cerca de 70 serão reaproveitados. Os outros terão os materiais (como ferro, cobre, plásticos e placas de circuito) separados e enviados para empresas licenciadas e que realizam a reciclagem de maneira ambientalmente correta.

O projeto de metarreciclagem é uma tecnologia social certificada pela Fundação BB e isso credenciou a entidade a receber os equipamentos eletrônicos descartados. “As iniciativas desenvolvidas pela Programando o Futuro são reconhecidas pela sua capacidade de inclusão social, geração de trabalho e renda e qualificação dos jovens”, revela o presidente em exercício da Fundação BB, Vagner Lacerda Ribeiro.

Até junho de 2015, cerca de 500 alunos passaram pelos cursos de informática básica, manutenção de computadores, robótica livre e produção de vídeo com dispositivos móveis.

Desde a implantação, em 2011, a Estação de Metarreciclagem já forneceu mais de 5 mil computadores para iniciativas de inclusão digital, como bibliotecas, telecentros, laboratórios em escolas públicas e creches.
Veja também