Últimas

Viveiro produz 15 mil mudas para restauração florestal

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Assessoria - Cerca de 15 mil mudas nativas estão sendo produzidas no viveiro da Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu, no Noroeste de Mato Grosso. As mudas serão plantadas para ajudar na restauração de 12 hectares da propriedade neste ano. A meta é restaurar 120 hectares em 10 anos.
A restauração da área, implementada dentro do Programa de Restauração Florestal da ONF Brasil, foi estabelecida em parceria com a UFMT Campus Sinop e EMBRAPA, após fechamento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC ) com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema). Entre as espécies produzidas estão mutamba (Guazuma ulmifolia), paricá (Schizolobium amazonicum), cedro-rosa (Cedrela odorata), castanheira (Bertholletia excelsa), caixeta (Simarouba amara) e mogno (Swietenia Macrophylla). O início do plantio acontece em dezembro, quando se inicia o período chuvoso na região.
Alan Bernardes, coordenador de silvicultura da fazenda São Nicolau, explica que a restauração não é feita somente com o plantio das mudas. “As mudas serão plantadas em uma parte da área e em outra parte será feita a condução para a regeneração natural” explica o engenheiro florestal.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também