Últimas

Livro sobre alterações no modo de vida de populações pantaneiras será lançado no Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica, na UFMT

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Assessoria - A realidade social, econômica, demográfica e ambiental da população que vive nas áreas rurais do Pantanal é o enfoque do livro Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro: Socioeconomia e Conservação da Biodiversidade, de autoria das professoras doutoras Onelia Carmem Rossetto e Nely Tocantins, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A obra será lançada com exclusividade no Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica no Berço das Águas: Ciência, Sociedade & Cultura, no dia 04 de novembro às 17h no Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP). Após o lançamento, o livro será disponibilizado gratuitamente em versão e-book no site da editora ComPasso lugar-cultura (www.compassolugarcultura.com).
Compilando pesquisas realizadas por 28 autores com diferentes formações acadêmicas vinculados a dez Instituições de Ensino Superior nacionais, Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro traz com vanguarda importantes constatações acerca do modo de vida tradicional de pescadores, camponeses, pecuaristas e indígenas que vem sendo rompido em face à modernização.
A obra revela que o Pantanal brasileiro gradativamente se afasta da imagem de paraíso ecológico em virtude das ações humanas modernas e está em constantes modificações que ameaçam o bioma. A população e o modo de vida se transformam de modo que o debate sobre os cenários das mudanças e o futuro se torna urgente nos diversos âmbitos da sociedade, assegurando as paisagens pantaneiras para as gerações futuras.
Trata-se dos resultados de dez anos de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal (GECA) com o apoio do Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), todos vinculados à UFMT.
São vinte textos que compõe o livro acadêmico e estão agrupados em dois blocos. Conforme explica a profa. Dra. Onelia Carmem, a primeira parte versa sobre a dinâmica agrária e as populações pantaneiras. Já a segunda caracteriza o meio ambiente e discute a conservação do pantanal, com ênfase nas áreas naturais protegidas.
Os temas abordados no livro ainda são pouco explorados pela comunidade acadêmica e buscam explicar os processos de reorganização fundiária que revelam novas relações com o ambiente pantaneiro,  que sem o devido planejamento  podem trazer impactos negativos para a natureza e a sociedade.

O quê: Lançamento do livro Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro: Socioeconomia e Conservação da Biodiversidade no Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica
Quando: Dia 04 de novembro às 17h
Onde: Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP, UFMT campus Cuiabá. Prédio com estrutura metálica, próximo ao biotério e ao lado do estacionamento do curso de Medicina.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também