Últimas

Fundação Banco do Brasil anuncia tecnologias sociais vencedoras durante cerimônia em Brasília

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Assessoria - Na próxima terça-feira (10), a Fundação Banco do Brasil vai anunciar os nomes das iniciativas vencedoras no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015. Do total de 866 inscrições, 154 práticas foram certificadas e 18 disputam o título em seis categorias: Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária, Juventude, Mulheres, Gestores Públicos, Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa, e a estreante Tecnologias Sociais para o Meio Urbano.
O resultado final só será conhecido às 19h30, no Unique Palace, em Brasília (DF), onde as três finalistas por categoria vão receber o troféu e a premiação correspondente à colocação - R$ 50 mil para a iniciativa vencedora de cada categoria e mais R$ 25 mil para as outras iniciativas (veja lista das finalistas abaixo). Os critérios observados  para a classificação são nível de envolvimento da comunidade; transformação social proporcionada; potencial de reaplicação e inovação social, de acordo com o regulamento. A pontuação atribuída pelos membros da Comissão Julgadora é conferida por auditores independentes. Os recursos deverão ser destinados a atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social premiada.
Na segunda-feira (9), véspera do evento, representantes das finalistas participam do II Encontro Tecnologia Social e Política Pública, com debate e mesas temáticas compostas por especialistas sobre o tema de diversos órgãos de governo e organizações da sociedade civil: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Secretaria Nacional de Juventude, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Pólis, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Rede Interação.

Prêmio e Banco de TS
Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem como objetivo certificar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e ainda em atividade, em âmbito regional ou nacional, que se constituam em efetivas soluções para questões relativas à água, alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente e saúde.
As certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação BB, que soma agora um total de 850 iniciativas. O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. No BTS, as Tecnologias Sociais desenvolvidas por instituições de todo o País podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa.


Finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015

Categoria - Meio Urbano
Censo Maré - cartografia, demografia e atividades econômicas
Coletivo Reciclagem
A Escola é Cidade & A Cidade é Escola

Categoria - Gestores Públicos
A Importância do Planejamento para a Preservação dos Recursos Hídricos
Água Limpa - Desafio para o desenvolvimento consciente e sustentável
Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania - De Olho no Futuro

Categoria - Mulheres
Água Viva: Mulheres e o redesenho da vida no semiárido do Rio Grande Norte
Gente da Maré: Melhorando as condições de vida das marisqueiras do Nordeste
Metodologia de Gestão de Empreendimentos Solidários por Meio de Indicadores

Categoria - Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária
Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros
Sistema de Acesso à Água Pluvial para Consumo de Comunidades Extrativistas
Produção de Polpa de Juçara: geração de renda, manejo sustentável e conservação

Categoria - Juventude
Contos de Ifá
Pirambu Digital
Inclusão Digital para Juventude Rural - De olho na terra

Categoria - Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa
Estratégias de Inclusão Produtiva e Sustentável de Empreendimentos de Catadores
Formação Continuada de Professores Trabalho com Língua, Arte e Cultura Terena
Librário: Libras na escola e na vida


Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também