Instituto Cidade Amiga - O aquecimento global e suas consequências são hoje uma realidade que desafia governos, o setor privado e a sociedade como todo. O aumento da temperatura terrestre já mostra seus efeitos negativos ao atingir atividades fundamentais como o fornecimento de água, energia elétrica e a produção de alimentos de uma parcela considerável da população mundial.
Temendo um desastre ambiental de proporções catastróficas para a humanidade a Organização das Nações Unidas, seguindo as recomendações do Painel Intergovenamental de Mudanças climáticas (IPCC), tenta criar uma agenda de ações capaz de impedir que o aquecimento ultrapasse os 2 ºC.
Com o objetivo de mitigar os impactos ambientais e econômicos que o problema vem provocando no Brasil, um grupo interdisciplinar formado por integrantes dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência Tecnologia e Inovação, organizações não governamentais e acadêmicos criou a proposta do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). O PNA foi lançado no inicio do mês (08/10) e ficará disponibilizado para consulta pública via internet durante 45 dias.
O plano visa diminuir a vulnerabilidade das populações e comunidades mais expostas às mudanças climáticas, diagnosticando a intensidade do problema e as estratégias para diminuir seus impactos socioambientais e econômicos. O plano terá como foco de atuação as secas prolongadas, enchentes, cheias e outros fenômenos naturais climáticos que prejudiquem a vida das populações, ameacem a biodiversidade, a saúde e a segurança alimentar, os recursos hídricos e a infraestrutura das cidades e campos.
Em Cuiabá o Instituto Cidade Amiga responsável pela execução do Projeto Espaço Vitória - iniciativa socioambiental patrocinada pela Petrobras – vem desenvolvendo de forma pioneira atividades de educação ambiental e ações voltadas para a mitigação das mudanças climáticas na região.Segundo o coordenador adjunto do projeto da entidade, Erder Bispo.
“É fundamental a participação popular e das entidades civis na consulta pública para elaboração do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) proposto pelo Ministério do Meio Ambiente, tendo em vista que o problema vem crescendo no país e a participação das comunidades e populações afetadas é fundamental para a elaboração de um plano que atenda essas populações e contribua para a diminuição das emissões dos níveis de carbono em Mato Grosso” , afirmou Erder.
Para participar da consulta pública e dar opinião os interessados podem conhecer a minuta do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), disponibilizada na página eletrônica do MMA. Segundo os organizadores as “contribuições serão recebidas por meio de um formulário online. Após a consulta, uma versão final do texto será consolidada considerando as contribuições recebidas”.Os interessados podem obter maiores informações pelo e-mail: consultapublica.pna@mma.gov.br e no site : http://hotsite.mma.gov.br/consultapublicapna/ .
Governo abre Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima para consulta pública
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário