Cuiabá sediará neste mês de outubro a 5ª Jornada Mato-Grossense de Gastronomia, evento que promete mudar o conceito senso comum de alimentação, incorporando a este a dimensão de pertencimento cultural e a valorização da agrobiodiversidade regional.
A 5ª Jornada Mato-Grossense de Gastronomia é uma realização do curso de gastronomia da Universidade de Cuiabá (Unic) e será realizada de 20 a 22 de outubro na praça de alimentação do Shopping Pantanal, em Cuiabá. A programação do evento terá como tema “O homem , o alimento e a cultura” e constará de palestras, debates e oficinas direcionadas a estudantes de gastronomia, chefs de cozinha, donos de restaurantes e nutricionistas.
Um dos pontos alto do evento será a participação do chef paraense Thiago Castanho, proprietário do restaurante Remanso do Peixe, estabelecimento reconhecido como o 38º melhor restaurante da América Latina. Durante a Jornada Castanho proferirá a palestra “Cozinha de origem: do Jambu ao Pequi”.
O chef paraense é defensor da chamada “cozinha de origem”, que dá título ao livro por ele lançado em maio do ano passado. A obra valoriza a cozinha que utiliza ingredientes regionais na composição dos pratos. O livro é um verdadeiro guia culinário local, que ensina a fazer comidas de boteco, acompanhamentos, farofas, molhos de pimenta, peixes e outros pratos. O uso de ingredientes como o tucupi, a farinha de tapioca e o jambu - erva típica do Pará que produz um leve adormecimento na boca – são elementos constantes nas 100 receitas abordadas na publicação.
Para Erlon Bispo, coordenador do Espaço Vitória, iniciativa patrocinada pela Petrobras que incentiva a produção orgânica de hortaliças, a realização da 5ª Jornada Mato-Grossense de Gastronomia “traz um olhar de valorização dos produtores e extrativsitas locais, valorização da gastronomia regional, com a presença de ingredientes típicos que nos remetem a importância da preservação dos cerrados, rios e florestas de Mato Grosso. Uma riqueza que não podemos perder, sem que perdermos nossas raízes, nossa identidade cultural”, enfatizou Erlon.
Segundo o professor Carlos Caldera, responsável pela organização da 5ª Jornada Mato-Grossense de Gastronomia, o evento também servirá de “vitrine” para mostrar a rica gastronomia cuiabana, “Que possui uma diversidade de pratos, receitas, bons restaurantes e chefs talentosos, um conjunto de fatores que nada deixa a desejar quando comparado ao que é produzido hoje nas grandes capitais do país. Valorizar a nossa riqueza gastronômica e potencializar o que existe de bom aqui é um dos objetivos do evento que estamos realizando”, destacou Caldera.
Evento Gastronômico promete movimentar Cuiabá este ano
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Related Posts
- ONG cuiabana promove curso de Licenciamento de aterros sanitários
- Pessoas do mundo todo podem ajudar a definir os debates do 8º Fórum Mundial da Água
- Cientistas alertam para uso consciente das áreas úmidas
- Estudo do INPE aponta os riscos da exploração do Cerrado
- Matas ciliares ajudam a manter fertilizantes fora dos rios
- Entidades repudiam substitutivo na Lei Geral de Licenciamento Ambiental
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário