Para aproveitar o momento em que o Brasil é o centro das atenções no mundo, 60 empreendimentos da agricultura familiar de todo o país participarão dos quiosques da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, do governo federal. Os quiosques estão localizados em pontos estratégicos, em 10 das 12 cidades que recebem jogos do torneio: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A Cooperativa de Agricultores Familiares do Vale do Amanhecer (Coopavam), de Juruena, Noroeste de Mato Grosso, participará da campanha em Brasília, entre os dias 19 e 25 de junho. Os produtos da cooperativa e de outras cinco iniciativas estarão a venda para o público dos jogos na cidade de Brasília-DF. A Cooperativa irá apresentar o azeite, a farinha e amêndoa da castanha-do-Brasil. Estes produtos, juntos com iguarias de outras regiões do país demonstram a rica diversidade de sabores e texturas, com a qualidade e a variedade próprias da produção familiar e orgânica. Qualidade esta atestada pelo selo ECOCERT e pelo Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).
Para conquistar esta oportunidade, a Coopavam recebeu o apoio da Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), que executa o projeto Poço de Carbono Juruena, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Aderjur criou uma rede de organizações que trabalham juntas na cadeia produtiva da castanha-do-Brasil, da qual participam o Instituto Munduruku, e as Associações Passapkareej, Kawaiweté e Acaim, representando os povos indígenas Munduruku, Cinta-larga, Caiaby e Apiacá, além das agricultoras da Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia.
Esta rede de organizações atende um público de 38 mil pessoas distribuídas em aldeias de 9 etnias indígenas e pessoas que moram em áreas urbanas de Juara, Brasnorte, Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã e Colniza. Este público recebe produtos derivados de castanha-do-Brasil, como farinha, azeite, biscoitos, macarrão, amêndoas e doces que são adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Conab e doado para organizações de assistência social da região Noroeste de Mato Grosso.
Para Marcelo Munduruku, presidente do Instituto Munduruku, esta oportunidade reduz a distância social e o preconceito contra os povos indígenas. São produtos da floresta amazônica chegando aos grandes centros consumidores do país e para um público de turistas estrangeiros, e ao mesmo tempo benefícios retornam para as comunidades que vivem do extrativismo de produtos florestais não madeireiros melhorando as condições de vida, ajudando na gestão e defesa do território, garantindo a conservação ambiental.
Sobre a campanha
A Campanha Brasil Orgânico e Sustentável é uma iniciativa do governo federal, realizada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos). Conta também com o patrocínio do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Produtos orgânicos indígenas e da agricultura familiar de Juruena têm destaque na Copa
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quarta-feira, 18 de junho de 2014
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