Últimas

Publicação Pacto das Águas: construindo caminhos de sustentabilidade na Amazônia

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Projeto Pacto das Águas nasceu do desejo de seringueiros, povos indígenas e agricultores familiares do noroeste da Amazônia mato-grossense e do sudeste de Rondônia de construir alternativas ao modelo de ocupação predominante nessa região, pressionada pelo avanço das frentes de desmatamento. O projeto tem como missão consolidar estratégias de desenvolvimento pautadas na manutenção da floresta e da cultura dessas populações, que buscam opções de renda desvinculadas da exploração da madeira, de minérios e da pecuária. O trabalho do Pacto das Águas tem sido direcionado ao apoio à organização social de comunidades, ao manejo e à comercialização de produtos como a castanha-do-Brasil, o látex da seringueira nativa e as joias da floresta.

O projeto proporciona, assim, a conquista de rentabilidade e dignidade com atividades produtivas tradicionais. Garante, por consequência, a reflexão e a valorização de modelos alternativos de gestão ambiental na região.

A Petrobras acredita nesta iniciativa e investe em propostas que promovem a proteção ambiental e a difusão da consciência ecológica, de acordo com a política de patrocínio do Programa Petrobras Ambiental. Este programa apoia projetos voltados para a gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, a recuperação e conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce e a fixação de carbono e emissões evitadas. Deste modo, contribui para o desenvolvimento sustentável, considerando o equilíbrio entre gerações, necessidades humanas e integridade da natureza. Essas são relevantes iniciativas ambientais que oferecem alternativas econômicas, sociais e ambientais em sinergia com políticas públicas.


Clique aqui para fazer o download completo da publicação (em PDF)

Se preferir, veja a publicação no Issu:



Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também