Favela Inn - Um hostell no Chapéu da Mangueira
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Centro Sebrae de Sustentabilidade - Uma pousada que oferece ao hóspede a experiência de viver a rotina dos moradores de uma comunidade pacificada da cidade do Rio de Janeiro. Esta é a proposta da Favela Inn Hostel, localizada no Chapéu Mangueira, a menos de dez minutos a pé das praias do Leme e de Copacabana. O albergue tem capacidade para hospedar 18 hóspedes.
Empreendimento apoiado pelo Sebrae Rio de Janeiro, o Favela Inn Hostel foi apresentado na Mostra Sebraetec, durante a Rio +20, como um caso de sucesso. “A ideia foi mostrar que mesmo um empreendimento de uma comunidade de baixa renda pode ser sustentável”, afirma Carla Teixeira Panisset, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento de Empreendimentos em Comunidades Pacificadas (UCP) do Sebrae RJ.
“Nosso albergue tem quase dois anos. Sempre recebemos gente que queria fazer a trilha que temos na comunidade. Um guia francês sugeriu a gente receber hóspedes que queriam conhecer uma comunidade pacificada. Foi assim que tudo começou”, conta Cristiane da Silva de Oliveira, gerente do empreendimento, que pertence ao sogro e cunhado. A laje, onde acontecia roda de pagode com direito a caipirinha, foi transformada em albergue. “No carnaval do ano passado, o negócio bombou”, contou Cristiane.
A Favela Inn Hostel oferece quartos coletivos com seis camas, banheiros privativos e bela paisagem do mar, matas e da comunidade vizinha da Babilônia. Acesso à internet e rede wifi, bar, lounge, TV, minibiblioteca e espaço refeição também estão no rol de serviços do empreendimento. A equipe do albergue é composta por membros da comunidade. Passeios pelas trilhas e matas da são guiados por integrantes da equipe do hostel e moradores. A maioria da clientela é estrangeira.
Apoio do Sebrae - Há cerca de dois anos, o Sebrae chegou à comunidade Chapéu Mangueira para formalizar os negócios e apoiar o desenvolvimento do turismo no local. Os técnicos conheceram a pousada, no momento certo, pois o empreendimento estava começando, diz Cristiane. Foram várias consultorias, desde design para logomarca, fachada e interiores da pousada, Programa de Alimento Seguro (PAS), gestão de resíduos sólidos até gestão financeira. Reaproveitamento de resíduos como garrafas pet para a decoração foram sugeridos pelo artista plástico Coco Barçante, levado pelo Sebrae RJ ao empreendimento.
“Nossa meta é partir para franquear a marca Favela Inn em outras comunidades e, também, no asfalto”, revela Cristiane. Vários negócios estão melhorando no entorno do albergue, por causa de seu sucesso, comenta Cristiane. Isso a deixa muito feliz, pois é nascida e criada no Chapéu Mangueira e quer ver sua comunidade se desenvolver e melhorar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário