Últimas

Criada cooperativa que produz hortaliças a partir de resíduos orgânicos

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Os produtores de hortaliças orgânicas produzidas no Espaço Vitória, na periferia de Cuiabá (MT), criaram a cooperativa Conexão Verde Vitória. A ideia da criação existia desde 2008, mas somente agora, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, foi possível garantir uma estrutura adequada e capacitações para os participantes.

Toda a produção da cooperativa é feita a partir da Tecnologia Social Conexão Cheiro Verde, que transforma resíduos orgânicos da Rede de Supermercados Modelo em composto orgânico utilizado na confecção das hortas, dispensando o uso de adubo e pesticidas químicos que fazem mal ao ser humano.

A tecnologia social Conexão Cheiro Verde começou com a produção de cebolinhas. A produção era vendida em apenas uma das lojas da rede Modelo. Com a beleza do produto e o sucesso das vendas, hoje os produtos da Conexão Cheiro Verde estão em nove lojas da rede Modelo e, além das cebolinhas,  agora, são produzidas couve, salsa, coentro, alface, almeirão e rúcula.

“Vai ser ótimo ser dona do próprio negócio porque vou ter mais esforço e dedicação”, comenta Marinalva Carneiro, uma das cooperadas. Ela trabalha há vários anos no Espaço Vitória ajudando a produzir as hortaliças. “No começo eu achei complicado essa história de cooperativa, mas aos poucos fui entendendo que nós não iríamos ser empregados e sim donos: isso fez a diferença”, complementa. Ela, que já teve uma barraca na rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, sempre teve um espírito empreendedor e atualmente, além do que produz no Espaço Vitória, faz artesanato em crochê nas horas vagas.

Para se chegar à criação da Cooperativa Conexão Verde Vitória, o Instituto Centro de Vida - ICV e o Instituto Cidade Amiga fizeram uma parceria com o Escritório de Inovação Tecnológica – EIT, da Universidade Federal de Mato Grosso. Jussara Luzia de Figueiredo, gestora de projetos, facilitou a capacitação dos cooperados. “Nós trabalhamos com várias metodologias para explicar os conceitos sobre cooperativas e noções de gestão como planejamento, direção, organização e controle”, explica Jussara. “A cooperativa veio para complementar o trabalho que já é feito no Espaço Vitória e ter possibilidades de ampliá-lo”, analisa a gestora.

O recém criado Instituto Cidade Amiga continuará sendo parceiro da cooperativa, cedendo o espaço e buscando novos parceiros e patrocínios para ajudar no desenvolvimento da cooperativa.

“A parte burocrática do funcionamento da cooperativa não é fácil, muita coisa que a gente não sabia, mas vamos lutar para fazer funcionar”, comenta Dejanira Batista, que há sete anos está no Espaço Vitória fazendo acontecer a tecnologia social Conexão Cheiro Verde. “Meu sonho era morar no sítio, mas aqui eu já me sinto realizada, pois cuido das hortas e tenho a esperança de ganhar mais”, finaliza.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também