Últimas

Representantes da Petrobras e do Banco do Brasil realizam visita técnica ao Espaço Vitória

segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Assessoria - Na sexta-feira (24.08) o projeto Conexão Cheiro Verde, do Instituto Centro de Vida (ICV), recebeu uma visita técnica de um representante da Petrobras e uma representante do Banco do Brasil, para diagnosticarem o andamento do projeto e analisá-lo. O Conexão Cheiro Verde deverá continuar recebendo investimentos da Petrobras para o próximo ciclo.

O gestor de projetos da Petrobrás, Tiago Silva Ferreira, veio à Cuiabá para conhecer os outros parceiros do projeto, que são o Grupo Modelo e o Banco do Brasil, representado na ocasião pela assessora gerente de monitoramento e assessoramento técnico a projetos, Valéria Lemos Sant’Anna.

Este é o quarto ano em que o projeto recebe todo apoio e parceria do Grupo Modelo, através de uma das partes mais importantes no processo de uma cooperativa, que é a comercialização de seus produtos. Desde 2008 o Grupo Modelo comercializa as hortaliças que são produzidas pelo projeto, integrando o "Conexão Cheiro Verde" a um outro projeto da empresa, o "Produtos do Mato Grosso”.

“Esse é mais um ciclo do projeto e ele está crescendo. Foram realizadas, com nosso apoio, oficinas de capacitação do pessoal, para desenvolver as atividades da cooperativa. Agora eles estão comercializando, com o apoio do Modelo, e isso é muito importante, pois há muitos projetos que tem tudo para dar certo mas não vão para frente por falta de gestão” pontua o representante da Petrobras. Foram investidos cerca R$ 500 mil da empresa nacional nesse projeto, essencialmente por conta da sustentabilidade com ele é realizado.

O Banco do Brasil tem grande destaque na fomentação do projeto, pois foi o responsável pela aquisição de uma mini pá carregadeira, a construção de um galpão de 10x6 metros e aquisição da máquina que peneira o material produzido a partir dos resíduos orgânicos.

Ferreira pontua ainda que os envolvidos com o projeto tiveram capacitação em plano de negócios e sustentabilidade, houve ampliação da horta e da infraestrutura em geral, com máquinas, adquiridas através do Banco do Brasil, que facilitaram e humanizaram o trabalho. “É um grande desafio estimular um projeto e as pessoas não conseguirem geri-lo, mas aqui está funcionando”, explica o representante da Petrobras.

O coordenador do Espaço Vitória, onde está a sede do projeto, Erlon Bispo, afirma que todos os envolvidos são muito relevantes na manutenção e crescimento da equipe. “Os novos equipamentos potencializaram a produção e humanizaram o trabalho. O Modelo foi fundamental para que houvesse fluxo no projeto, ele abriu o canal entre a produção e o público através da comercialização”.

Erlon pontua que o crescimento e sucesso do projeto é tamanho, que eles estão ampliando a produção e distribuição. “Estamos começando a plantar coentro, salsinha e couve, além da cebolinha”.

O projeto está realizando um vídeo institucional para divulgação do projeto, mostrando todo o ciclo e apresentando o projeto para futura divulgação em feiras, fóruns, eventos, na internet e para possíveis novos parceiros. “Durante a visita técnica dos dois representantes, aproveitamos para colher depoimentos deles e incluir no vídeo”, pontua Erlon.

O "Conexão Cheiro Verde" recolhe resíduos oriundos dos restaurantes, refeitórios, e da seção de Frutas, Verduras e legumes do Modelo e depois os transforma em composto orgânico para produção de hortaliças. O Modelo fica responsável pelo fornecimento dos resíduos e transporte até o local do projeto e o Espaço Vitória fica responsável pelo pessoal necessário para desenvolver o processo e a área para compostagem.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também