Últimas

Poço de Carbono lança publicação sobre sistemas agroflorestais

terça-feira, 27 de setembro de 2011


“Florestas, Sistemas Agroflorestais e seus serviços ambientais e econômicos em Juruena – MT” é o nome da publicação lançada pelo projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental.

A publicação tem como objetivo registrar e complementar o processo de capacitação oferecido aos agricultores, professores e estudantes envolvidos no projeto Nela estão contidos também os princípios gerais da implantação e manejo de sistemas agroflorestais - SAFs, e os serviços ambientais oferecidos por eles.

O Município de Juruena, localizado na região Noroeste de Mato Grosso faz parte do “Arco de Fogo da Amazônia”, fronteira florestal mais ativa no planeta em termos de desmatamento. Naquela época, a região Noroeste do Estado respondeu por quase metade de toda a perda de florestas tropicais no mundo, embora mais de 80% da cobertura florestal (86 mil km2 da área original de 104 mil km2 de floresta da região) ainda permaneçam. As formas de usos da terra responsáveis por essa destruição são: a pecuária extensiva, o monocultivo e a exploração madeireira seletiva.

Através da implantação de Sistemas Agroflorestais e da sensibilização de agricultores, professores e estudantes, está sendo possível recuperar áreas degradadas e incentivar à conservação de remanescentes florestais. Com o extrativismo de produtos florestais não-madeireiros - PFNM, como a castanha, promove-se a conservação ambiental, a segurança alimentar e a geração de renda para as comunidades envolvidas e ainda a estabilidade do clima.

Para fazer o download da publicação em PDF clique aqui.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também