Últimas

Pequi é destaque de potencial econômico indígena

segunda-feira, 11 de julho de 2011

OPAN - Uma expedição organizada pelo Projeto Berço das Águas possibilitou a identificação de potencialidades de exploração sustentável de produtos florestais não madeireiros na Terra Indígena Irantxe, em Brasnorte-MT. Entre os dias 21 e 24 de junho, indígenas e a equipe do projeto, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, percorreu áreas de mata ciliar, pequizais, cerrado alto, baixo, campos e aldeias do povo Manoki. Antes de saírem a campo, os indígenas participaram de uma oficina de mapeamento. A área percorrida abrange boa parte do território ocupado e homologado, com cerca de 45 mil hectares. O percurso no território em processo de ampliação, que soma 252 mil hectares, será feito nos próximos meses.

De acordo com a engenheira florestal Flora Camargo, consultora do projeto para esta atividade, além do diagnóstico participativo e reuniões de mapeamento, foi aplicado método de levantamento rápido para amostragem de pequi, viabilizando a mensuração genérica de sua distribuição e produção anual.

O pequi foi o fruto identificado pelos indígenas como de maior interesse no uso comercial, mas as estratégias adotadas para a sua comercialização serão discutidas quando for apresentado o plano de uso e ação para este e demais produtos florestais potenciais, com apreciação da comunidade e construção coletiva do esquema de trabalho. As outras espécies identificadas em abundância na região e que também poderão ser aproveitadas economicamente são mangaba, jabuticabinha, buriti, bacava, jatobá, araçá, etc.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também