Últimas

Fundação BB lança Projeto Memória e Exposição que homenageia Rondon

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Assessoria FBB - Será lançado nesta quarta-feira (13/07),  às 18h,  no Sesc Arsenal em Cuiabá/MT,  o Projeto Memória  -  Rondon: A Construção do Brasil e a Causa Indígena. O evento terá as presenças do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, do superintende do Banco do Brasil, Elói Medeiros Júnior, de representantes do Governo do Estado, da primeira-dama do município, sra. Norma Galindo, de representantes do Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio e das Secretarias da Cultura e Ação Social .

A Exposição itinerante ficará aberta às visitações até o dia 20 de agosto e faz parte de um Programa da Fundação, que visa o resgate da história brasileira.    Este ano, o Projeto Memória presta homenagem ao Marechal Cândido Rondon, cientista que conheceu o Brasil como poucos e percorreu os quatro cantos do país na  luta pelos direitos indígenas. Em sua trajetória, Rondon defendeu os ideais de igualdade e da justiça.   Na oportunidade, Jorge Streit também  irá reforçar o convite às instituições sem fins lucrativos, para que elas participem do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social 2011, que distribuirá 720 mil reais em prêmios e está com inscrições abertas até o dia 22 de julho.

Desde 1997, a Fundação Banco do Brasil desenvolve o Projeto Memória que, em edições anuais, busca resgatar, preservar a vida, pensamento, a obra e fatos de personalidades marcantes que contribuíram para a transformação e  construção da cultura brasileira. O Projeto Memória - Rondon, desenvolvido em parceria com a Sociedade de Amigos do Museu do Índio realiza exposição itinerante que circulará por 800 municípios brasileiros. A iniciativa conta ainda com um vídeo-documentário e livro foto-biográfico, que serão dirigidos para  5.300  bibliotecas públicas do País, além de um kit pedagógico, contendo um almanaque histórico e um guia do professor, que será destinado para 18 mil escolas públicas. O Projeto mantém uma página sobre a vida e a luta do Marechal Rondon na internet (www.projetomemoria.art.br)

Em edições anteriores, foram homenageados o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Alvares Cabral, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta e João Cândido, líder da Revolta da Chibata.                                                                

Serviço
Lançamento Projeto Memória – Rondon (Exposição)
Dia: 13 de julho
Horário: 18h
Local:  Sesc Arsenal - Rua 13 de junho, s/nº -  Centro Sul – Cuiabá/MT

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também