André Alves - O segundo programa da série Ecorede, exibido ontem (31/05) nos jornais Bom Dia Mato Grosso e MTTV 1ª Edição, da TV Centro América, afiliada da Rede Globo trouxe como tema o mercado de crédito de carbono. Na reportagem de cerca de 20 minutos, dividida em dois blocos, foram apresentadas iniciativas de incentivo ao crédito de carbono e experiências sustentáveis.
Entre as experiências apresentadas, um dos destaques foi o projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Também foram destaques iniciativas que o projeto apóia como a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam).
O objetivo central do projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido na região Noroeste de Mato Grosso, é demonstrar a viabilidade econômica de sequestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que fixam o carbono e geram renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. Doze Instituições do Governo Federal, Estado e sociedade civil apóiam esta iniciativa.
Nenhum comentário
Postar um comentário