Últimas

Formada primeira turma de gestores e gestoras indígenas do Mato Grosso

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Clique aqui para fazer o download do boletim

Em uma cerimônia repleta de indígenas, professores, pesquisadores, representantes do poder público municipal, estadual e federal, foi realizada a formatura da primeira turma do Curso de Formação de Gestores e Gestoras Indígenas do Mato Grosso, promovido pelo Instituto Maiwu em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Fundação Nacional do Indio (FUNAI).

A formatura dos 24 cursistas aconteceu no dia 20 de janeiro no auditório do campus da Unemat de Barra do Bugres. “Eles venceram uma etapa muito importante com a capacidade de propor e elaborar projetos voltados para suas comunidades”, destacou Francisca Navantino, índia Paresí , destacou Francisca Navantino,índia Paresí, representante indígena de MT na CNPI (Comissão Nacional de Políticas Indigenista-MJ).

As parcerias instituicionais articuladas pelo Instituto Maiwu foram fundamentais na realização do curso. A parceria com a UNEMAT possibilitou que curso de gestores indígenas realizado pelo MAIWU fosse o primeiro a ser reconhecido e certificado por uma Universidade. Outra instituição importante neste processo, foi a FUNAI que além de apoiar com o deslocamento dos cursistas para os locais dos cursos, contribuiu com a coordenação pedagógica do curso, auxiliando e orientando os cursistas no desenvolvimento de suas atividades e projetos.

Durante a cerimônia de formatura Félix Adugo, índio Bororo e coordenador da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), ressaltou que a formatura contribui para consolidar um momento histórico na realidade indígena brasileira.

“Estamos tomando um novo direcionamento das nossas políticas. Começamos com a formação pedagógica e avançamos para a gestão de projetos”. Para ele, há um novo olhar para os indígenas. “Demos um passo que vai ficar na história e na memória dos nossos parentes”, finalizou.

O prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino de Oliveira, ressaltou que os cursistas formados passaram a ser pessoas diferenciadas em suas terras, pois eles ajudarão no desenvolvimento delas. “Os projetos, sejam no campo da saúde, educação, ou sustentabilidade tem que brotar na comunidade. A partir do momento dessa qualificação será muito mais fácil para as comunidades terem bons projetos”, sinalizou.

Flávio Teles,coordenador do campus da Unemat de Barra do Bugres, comentou a importância da parceria da universidade com o instituto. “A Unemat está atenta às necessidades, enxergando o que está a nossa volta. Este curso contribui para diminuir os problemas e acreditar que dias melhores virão”, afirmou.

“O curso pode trazer oportunidades para nossas comunidades uma vez que os cursistas estão agora preparados para auxiliá-las”, destacou Maria Alice Umutina, presidente da Associação de Mulheres Indígenas Takiná. “Com a finalização deste curso não podemos nos dispersar. Temos um compromisso com o movimento indígena da nossa comunidade e lutar pela defesa dos nossos direitos”, complementou a formanda Alexandra Mendes Leite, índia da etnia Chiquitano.

Para Audecir Arara, presidente do Instituto Maiwu, a formatura mostrou que se concretizou os objetivos que estavam no projeto, formando gestores para as organizações indígenas de base. “Este é o primeiro curso de extensão de uma entidade indígena em parceria com uma universidade pública.

Matéria produzida para o Boletim do Projeto Curso de Formação de Gestores e gestoras Indígenas de Mato Grosso do Instituto Maiwu.


Faça o download do boletim clicando aqui

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também