Quatro hortas escolares foram implantadas no município de Juruena, a 920 km de Cuiabá, com apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena – ADERJUR que tem o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental. O objetivo das hortas é reforçar as ações do projeto, que sensibilizou 165 agricultores a adotarem sistemas agroflorestais em suas propriedades e despertar em crianças e adolescentes um contato mais próximo ao meio ambiente.
Antonio Vieira Mello, técnico florestal do projeto, que acompanha a horta da Escola Municipal Rural Nossa Senhora de Fátima, no Assentamento Vale do Amanhecer, explica que o Poço de Carbono apoiou a construção das hortas, que foram definidas com a participação dos diretores, professores e alunos. Cada horta é diferente e tem como objetivo incentivar a educação e sensibilização ambiental. Grupos de alunos se revezam no cuidado e plantio das hortas, que incluem espécies medicinais e hortaliças, usadas para diversas aulas interdisciplinares de campo.
Centenas de alunos participam das atividades nas quatro escolas e aprendem a plantar e a cuidar das hortas, cultivando espécies como alface, rúcula, repolho, cenoura, tomate, cebolinha, salsinha, almeirão. Também são cultivadas plantas medicinais, como hortelã, erva-cidreira, boldo, terramicina e mastruz, onde os alunos aprendem também as suas propriedades terapêuticas e modos de preparo.
A professora de ensino básico, Justina Inez Martins, explica que a horta iniciada há menos de um mês em sua escola já ajudou no ensino de matemática, ciências sociais e português, quando os alunos fizeram poemas sobre a horta e sua relação com o meio ambiente. Os poemas estão num mural da escola e são um orgulho para pais e filhos. “A horta incentiva também o interesse dos alunos pela escola, uma vez que, todos querem cuidar dela”, explica. “Ela também é um incentivo para os agricultores do Vale do Amanhecer, pois mostra como é simples cuidar de uma horta, é como cuidar de um jardim”, completa. O aluno José Rodrigues de Lima Neto, de 9 anos, conta que ele e seus coleguinhas já aprenderam a plantar, a colocar adubo e a regar. Ele diz que está aprendendo também sobre os nutrientes das plantas e para que elas servem.
Já na Escola Estadual Dom Aquino Correa, que fica na área urbana do município, a aluna Haline Turim disse que após a construção da horta ela passou a ter mais interesse em disciplinas como ciências e biologia. “Com a horta a gente pode ver na prática o que é ensinado na sala de aula, é um perfeito laboratório ao ar livre”, explica.
“As hortas implantadas são pequenas para o abastecimento da escola, mas não foi esse o propósito”, explica a professora Kelly Cristina Silva. “Elas são perfeitas para educação ambiental e são ferramentas muito ricas para os professores e alunos”, finaliza.
As outras escolas que implantaram as hortas são a Escola Municipal 04 de Julho e Escola Municipal Guilherme Antonio Crozetta, também localizadas na área urbana do município.
Projeto Poço de Carbono incentiva hortas escolares
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que interessante, meu amor... Muito legal. As prefeituras deveriam incentivar essas práticas nas escolas. Pois melhora a alimentação dos alunos e eles ainda aprendem.
ResponderExcluirMuito melhor e mais saudável do que pipoca, bolacha, cachorro quente e sucos artificiais no lanche.
Bjus...
Muito bom ver seu blog sendo sempre atualizado ultimamente meu amor. Seja com noticias socioambientais seja com críticas sobre filmes.
ResponderExcluirGosto muito ler seus textos, são leves e agradáveis de ler.
Gostos das noticias sobre os projetos porque de mostra a importância de se valorizar os saberes e práticas das comunidades tradicionais e da agricultura familiar.
Bjus, sua flor do Guaporé
PS: mas não gosto de ficar sem vc aqui.
Minha querida flor do Guaporé, que gostosos os seus comentários.
ResponderExcluirAinda que sinal de muita atualização seja sinal de muito trabalho eu também gosto de ver o blog atualizada.
Mas também não gosto nem um pouco de ficar longe de ti, essa é a pior parte do trabalho.
Ainda bem que amanhã saio daqui para ir direto para seus braços.
Beijos minha linda