A Reserva Extrativista (Resex) Guariba-Roosevelt, localizada no noroeste de Mato Grosso, terá um Plano de Uso para ajudar no ordenamento das atividades econômicas e sociais das cerca de 40 famílias que vivem na área. A iniciativa é do projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade das Florestas do Noroeste de Mato Grosso” executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O objetivo do plano de uso é normatizar as práticas econômicas e de subsistência dos extrativistas, tais como a caça, a pesca, a agricultura e a extração da castanha-do-Brasil, o látex e o óleo de copaíba. De acordo com Alexandra Freitas, consultora do PNUD, o plano de uso será elaborado pelos próprios seringueiros. “Nós realizamos no início do mês uma viagem de campo para apresentar a proposta aos extrativistas e demos exemplos de planos que foram desenvolvidos em outras comunidades, tais como as Resex Cazumbá-Iracema e a Chico Mendes, que ficam no Acre”, explica.
A segunda etapa do processo será realizada no mês de agosto quando a consultora e uma equipe da Sema irá percorrer as 40 colocações para explicar a importância e a função da elaboração do documento. No mês seguinte, serão realizadas oficinas para a construção coletiva do documento.
Alexandra explica que o plano de uso de uma reserva extrativista é uma das etapas do seu plano de manejo. Está previsto para este ano o Plano de Manejo da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt , através de uma parceria com o WWF-Brasil.
“Além de normatizar o uso da RESEX e a convivência na comunidade o plano de uso também ajuda a resolver conflitos que possam existir na comunidade. A consultora afirma ainda que é importante frisar que as regras e normas que estarão contidas no plano só terão êxito a partir do comprometimento dos extrativistas em cumprir e por isso estas fases preparatórias são tão importantes.
RESEX GUARIBA ROOSEVELT – A Reserva Extrativista Guariba Roosevelt é uma Unidade de Conservação, criada pelo Decreto 9.521 de 1996 e Lei Estadual 7.164, ampliada pela Lei 8.680/2007. A UC está localizada nos municípios de Aripuanã, e Colniza. Os seringueiros dos rios Guariba e Roosevelt fazem parte da história da exploração de borracha nativa no estado do Mato Grosso e há registros históricos de ocupação da região de pelo menos um século. As comunidades que moram atualmente na RESEX Estadual Guariba-Roosevelt vieram do nordeste brasileiro e se misturaram com povos indígenas da região.
A principal fonte econômica dos moradores se baseia na agricultura e na extração de óleo de copaíba e castanha-do-Brasil. A Sema também busca fortalecer as bases comunitárias da RESEX e facilitou a implantação do Conselho Deliberativo da Reserva.
Resex Guariba-Roosevelt terá Plano de Uso
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário