Últimas

Projeto Pacto das Águas participa de feira de agroecologia

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Cadeias da Sociobiodiversidade: experiências na organização social e comercialização. Este é o tema da palestra que será ministrada neste sábado (15) pelo articulador regional do Pacto das Águas, Sávio Gomes, em Rolim de Moura (RO). A palestra é um dos destaques da 2ª Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade, que acontece no município até domingo e que deverá atrair centenas de agricultores, extrativistas, indígenas, técnicos e estudantes.
Gomes irá apresentar o trabalho desenvolvido pelo projeto Pacto das Águas, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e que tem como objetivo estimular e consolidar estratégias de desenvolvimento econômico pautadas na manutenção da floresta e no respeito à cultura das populações. Atuando Noroeste de Mato Grosso e Leste de Rondônia, o projeto já envolveu mais de 3 mil pessoas para a produção de cerca de 1500 toneladas de castanha e 30 toneladas de látex.
Para o armazenamento da produção foram construídos ou reformados 33 barracões com capacidade de armazenagem de 300 toneladas e instaladas 40 mesas de secagem. Além disso, a equipe do projeto, juntamente com representantes de associações e lideranças indígenas e comunitárias, está discutindo formas de melhorar a gestão do negócio e atrair novos mercados.
Já a Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade - FAS visa promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e as organizações sociais representativas na região, além de estreitar as relações entre pesquisa e extensão. Durante a feira haverá apresentações culturais, oficinas, além da exposição de produtos de atividades agroecológicas, de manejo e iniciativas de laboratórios de pesquisa ou extensão.
A 2ª Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade é uma iniciativa da Universidade Federal de Rondônia, Ecoporé, Fetagro, Instituto Padre Ezequiel Ramim, Seagri e NTA e tem patrocínio do governo federal, por meio do Banco da Amazônia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também