Últimas

Cartilha ambiental lançada em Cuiabá ensina como compostar resíduos domésticos

domingo, 31 de janeiro de 2016

Assessoria - Um dos desafios ambientais das cidades é dar uma destinação sustentável para os resíduos orgânicos doméstico, considerados responsáveis pela contaminação do meio ambiente por chorume, líquido tóxico que se forma quando estes resíduos não passam pelo processo de separação de resíduos secos e úmidos, para posterior reciclagem, compostagem e reaproveitamento.
Com o intuito de contribuir para diminuição do problema gerado pela destinação inadequada dos resíduos orgânicos domésticos em Cuiabá o projeto Espaço Vitória, iniciativa socioambiental patrocinada pela Petrobras, lançou este mês uma cartilha educativa que ensina, passo a passo, como fazer uma composteira doméstica capaz de transformar resíduos orgânicos em adubo natural.
O trabalho de produção da cartilha educativa foi realizado pelo designer gráfico, Cleverson Durigão, responsável pelas ilustrações e a diagramação, e pelo jornalista ambiental, Paulo Wagner, responsável pelos textos e pela direção de criação. A cartilha será distribuída gratuitamente durante as aulas de vivência e oficinas de educação ambiental promovidas pelo Instituto Cidade Amiga e por quem solicitá-la na sede da entidade. Também será disponibilizada no formato de infográfico no site www.cidadeamiga.org.br.
Para a bióloga e perita ambiental, Reicla Vilela, construir a composteira doméstica ensinada na cartilha do Espaço Vitória é um gesto de ecocidadania uma vez que, “a segregação e compostagem dos resíduos orgânicos, presentes no lixo doméstico, além de evitar o chorume, impede uma maior liberação dos gases do efeito estufa na atmosfera e a contaminação de resíduos recicláveis que geram renda para associações de catadores. Outra vantagem da compostagem doméstica é a possibilidade de produzir adubo de excelente qualidade  que pode ser utilizado em jardins e hortas”, enfatizou Reicla.
A partir do próximo mês o Instituto Cidade Amiga estará reiniciando suas atividades de educação ambiental, oferecidas gratuitamente à população. As escolas interessadas em participar das aulas de vivencia e oficinas  podem entrar em contato com a entidade pelo telefone (65) 3641-5382, ou enviar mensagem para o endereço eletrônico https://www.facebook.com/espacovitoria.




 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também