Gestão de resíduos: Rio Branco formaliza parceria com Água Brasil
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
WWF-Brasil - O Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, a Prefeitura de Rio Branco e a organização ambientalista WWF-Brasil firmaram acordo de cooperação nesta quarta-feira (28), para promover no município ações de Consumo Responsável e Reciclagem, no âmbito do Programa Água Brasil. A cerimônia de assinatura ocorreu nesta quarta-feira (28), na abertura da Oficina Participativa para a Construção do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Rio Branco. A oficina se estende até o final da tarde desta quinta-feira (29), na Escola Acreana de Música (Avenida Central, 581,Bairro Tucumã II - ao lado da Escola Raimundo Gomes de Oliveira), e reúne organizações de catadores de materiais recicláveis, Prefeitura, Governo do Estado, a comunidade e as instituições parceiras.
“Esta iniciativa é importante não só para Rio Branco, mas para os outros municípios do Acre”, disse o coordenador do programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, Fábio Cidrin, lembrando que as experiências desenvolvidas na capital poderão ser replicadas no Estado. O coordenador lembrou, também, que gestão de resíduos sólidos tem muita relação com o fenômeno da mudança climática. “Reciclagem emite menos gases estufa que a produção com matéria prima retirada da natureza. E o aproveitamento da matéria orgânica em compostos não emite um dos gases mais importantes para o efeito estufa, o gás metano, diferentemente do que ocorre quando depositamos os resíduos orgânicos em aterros sanitários”, disse.
O superintendente do Banco do Brasil no Acre, José Ricardo Salerno, disse que o Banco do Brasil quer ser o banco da sustentabilidade “não apenas no marketing, mas com ações concretas”, como a desenvolvida no âmbito do Programa Água Brasil. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Acre, Edgar de Deus, este é um “momento especial” para Rio Branco, que tem no Programa a oportunidade de avançar na política de gestão dos resíduos sólidos. O prefeito em exercício, Juraci Nogueira, disse que este trabalho “com certeza vai gerar muitos frutos”.
Rio Branco é um dos cinco municípios brasileiros selecionados para receber ações do Programa Água Brasil relacionadas a consumo responsável e reciclagem. O programa, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a organização ambientalista WWF-Brasil.
A assinatura do acordo representa a formalização da parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e as instituições parceiras do Programa Água Brasil e vai permitir ações conjuntas para a gestão de resíduos sólidos na cidade.
Em Rio Branco, o Programa Água Brasil apoia a prefeitura e os catadores de materiais recicláveis, melhorando sua infraestrutura e a capacidade de coleta do município. O Programa vai, ainda, desenvolver ações de comunicação comunitária e educação para o consumo responsável, entre outras iniciativas.
“O Programa Água Brasil visa principalmente alcançar mudanças de hábitos e atitudes. Em Rio Branco, vamos fazer um esforço para que a população participe cada vez mais da coleta seletiva e comece a refletir sobre seu consumo, gerando menos resíduo e destinando corretamente o resíduo gerado”, disse o coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, Fábio Cidrin.
Além de Rio Branco, integram o grupo selecionado para receber as ações de consumo responsável e reciclagem do Água Brasil as cidades de Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Natal (RN) e Pirenópolis (GO). Nestas cidades, as organizações parceiras estimulam a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos e disseminam os princípios do consumo consciente. As ações em implementação vão permitir que os modelos desenvolvidos possam ser replicados nos demais municípios brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário