Últimas

Poço de Carbono Juruena é apresentado como exemplo de REDD+

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


O projeto Poço de Carbono Juruena foi uma das iniciativas apresentadas na Consulta à Agricultura Familiar sobre a Minuta Estadual de REDD+, realizada em Juína, na região noroeste de Mato Grosso, nos dias 18 e 19 de agosto. Executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, o Poço de Carbono é considerado um exemplo de projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) ao incentivar a recuperação de áreas degradadas e a conservação ambiental em mais de 260 propriedades no município de Juruena.

Ariane Ramos, coordenadora local do projeto, explicou no evento que o projeto está realizando uma experiência piloto de pagamento por serviços ambientais. “Sete agricultores que estão desenvolvendo sistemas agroflorestais com mais diversidade entre espécies e quantidade de mudas estão recebendo uma bolsa no valor de 250 reais por mês”, afirmou. A expectativa é que o pagamento por serviços ambientais ajude a fornecer parâmetros sobre a viabilidade da utilização desse instrumento para pequenos e médios agricultores, assentados, ou proprietários privados.

Além do Poço de Carbono, experiências realizadas pela Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu e a Associação Organizada de Ajuda Mútua (Ajopam), em Juína, também foram apresentadas. As experiências serviram como subsídios ao debate sobre a minuta do anteprojeto de Lei do Sistema de REDD+ de Mato Grosso, uma iniciativa do Grupo de Trabalho de REDD de Mato Grosso (GT REDD), formado por diferentes representantes da sociedade mato-grossense, no âmbito do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas. O Sistema Estadual de REDD+ terá como objetivo promover a redução progressiva e permanente das emissões de gases de efeito estufa provocados pelo desmatamento e degradação florestal. Além disso, também estimulará a conservação, o manejo florestal sustentável e o aumento dos estoques de carbono florestal.

Participaram da Consulta à Agricultura Familiar sobre a minuta estadual de REDD+ em Juína cerca de 40 pessoas entre agricultores, técnicos, estagiários da Secretaria Municipal de Agricultura de Juína e lideranças indígenas. Antes dessa consulta, outras reuniões semelhantes foram realizadas em Alta Floresta e Lucas do Rio Verde para colher contribuições dos agricultores familiares. No início do mês uma reunião foi realizada em Cuiabá especificamente com representantes indígenas de todo o estado.

José Lorivaldo de Souza, da Associação dos Agricultores 13 de Maio, e que participa do projeto Poço de Carbono Juruena, afirmou que espera que o governo e a Assembléia Legislativa de Mato Grosso considerem as contribuições dos agricultores familiares para que a lei sobre o sistema estadual de REDD seja o mais democrático possível. “Se nós conseguirmos contribuir com uma linha na lei já me sentirei satisfeito”, disse.

Após a rodada de consultas e reuniões setoriais o GT REDD irá finalizar a proposta do anteprojeto de Lei nas próximas semanas para que o Governo do Estado encaminhe formalmente à Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Veja também