O Programa Momento Ambiental, exibido pela TV Justiça produziu o especial Mato Grosso: exemplos de atividades sustentáveis, dividido em quatro programas. A equipe passou uma semana no estado e conheceu várias experiências exitosas que vêm sendo desenvolvidas na região Noroeste.
Entre as experiências está o Sistema Agroflorestal (SAF) que combina o cultivo de espécies nativas com a produção de alimentos, sendo uma alternativa social, econômica e ambiental eficiente. Na propriedade do Luizão, por exemplo, o agricultor colhe cacau, cupuaçu, café, arroz e dezenas de outras espécies além de criar animais e manter quase toda sua área intacta.
Já o povo Rikbaktsa cuida do patrimônio da comunidade coletando castanha-do-Brasil e látex. Outro exemplo é o uso de uma serraria portátil por agricultores familiares, que descobriram ser possível aproveitar a madeira que já foi arrancada e que, normalmente, seria queimada e abandonada.
Em Juruena, no assentamento Vale do Amanhecer, onde vivem 250 famílias, foi criada duas associações e uma cooperativa que possui uma fábrica de beneficiamento de castanha, que é vendida para vários estados do Brasil.
A maior parte dessas ações foram financiadas pelo pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente e gerenciado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), por meio do Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade nas Florestas de Fronteira do Noroeste de Mato Grosso. A partir dos resultados obtidos novos projetos como o Poço de Carbono Juruena e o Pacto das Águas, ambos patrocinados pela Petrobras, estão garantindo a continuidade das ações na região.
Além da TV Justiça é possível ver o Momento Ambiental nos links www.youtube.com.br/momentoambiental e www.vimeo.com/momentoambiental.
O primeiro programa da série especial Mato Grosso: exemplos de atividades sustentáveis você confere abaixo
Programa Momento Ambiental faz série sobre atividades sustentáveis em Mato Grosso
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário